Lida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Lida
Lod COA.png
Brasão de armas de Lida
Downtown area of Lod, Israel 00262.JPG
Centro de Lida.
Hebraico לֹד, לוֹד
Árabe اَلْلُدّْ
Governo Cidade
Também grafada Lod (oficialmente)
Distrito Central
Coordenadas 31° 57′ N 34° 53′ E
População 67.000 (2007)
Jurisdição 12.226 dunams (12,22 km²)
Prefeito Ilan Harari
Website www.lod.muni.il

Lida ou Lod (em hebraico: לוֹד; greco-latino: Lydda; em grego: Λύδδα / Διόσπολις; transl.: Diospolis , "cidade de Zeus") é uma cidade de Israel, no distrito Central, com 67.000 habitantes. Nesta cidade encontra-se o maior aeroporto de Israel, o Aeroporto Internacional Ben Gurion. É uma cidade de maioria judaica, com uma expressiva minoria árabe.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a Bíblia[editar | editar código-fonte]

Segundo a Bíblia, foi fundada por um membro da tribo judaica de Benjamim chamado Samed (1Cr 8:12). No Novo Testamento, foi cenário da cura de um paralítico efetuada por Pedro (At 9: 32-35). É a cidade onde São Jorge possivelmente nasceu (entre 256 e 285 dC), passou a infância e a juventude. Ele era um soldado na guarda do imperador Diocleciano. Após sua morte, na cidade de Nicomédia, seus restos mortais foram transferidos para Lida pelo imperador romano Constantino I, que mandou aí construir uma igreja em memória do santo.

Período romano[editar | editar código-fonte]

Em 200 dC, o imperador Sétimo Severo estabeleceu uma cidade romana ali, chamando-a de Colonia Lucia Septimia Severa Diospolis. Depois, ela passou a ser chamada de Georgiopolis, por causa da história de São Jorge.

Geminações[editar | editar código-fonte]

Lida possui as seguintes cidades-gémeas:

Tumba de São Jorge em Lida, Israel


Referências

  1. Piatra Neamţ - Twin Towns. © 2007-2008 Piatra-Neamt.net. Página visitada em 2009-09-27.



Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.