Luís de Württemberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís de Württemberg
Príncipe de Württemberg
Luís de Württemberg
Nascimento 30 de agosto de 1756
  Trzebiatów, Alemanha (actual Polónia)
Morte 20 de setembro de 1817 (61 anos)
  Kirchheim unter Teck, Alemanha
Cônjuge Maria Czartoryska
Henriqueta de Nassau-Weilburg
Descendência Adão de Württemberg
Maria Doroteia de Württemberg
Amélia de Württemberg
Paulina Teresa de Württemberg
Isabel Alexandrina de Württemberg
Alexandre de Württemberg
Pai Frederico II Eugénio, Duque de Württemberg
Mãe Frederica de Brandemburgo-Schwedt

Luís de Württemberg (Luís Frederico Alexandre), (30 de agosto de 1756 - 20 de setembro de 1817) foi um nobre alemão que manteve o título de duque mesmo depois do seu irmão se tornar o primeiro rei de Württemberg.

Família[editar | editar código-fonte]

Luís era o segundo filho de Frederico II Eugénio, Duque de Württemberg e da marquesa Frederica de Brandemburgo-Schwedt. Entre os seus irmãos estavam o rei Frederico I de Württemberg, a duquesa Sofia Doroteia de Württemberg, esposa do czar Paulo I da Rússia e a duquesa Isabel de Württemberg, esposa do imperador Francisco I da Áustria. Os seus avós paternos eram o duque Carlos Alexandre de Württemberg e a princesa Maria Augusta de Thurn e Taxis. Os seus avós maternos eram o marquês Frederico Guilherme de Brandemburgo-Schwedt e a princesa Sofia Doroteia da Prússia.[1]

Vida militar[editar | editar código-fonte]

Luís era general de cavalaria e um comandante de alta patente no exército lituano,[2] mas recusou-se a lutar contra as tropas russas durante a Guerra Russo-Polaca de 1792 pelo que foi dispensado do seu posto.

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

Luís casou-se pela primeira vez no dia 28 de outubro de 1784 com Maria Czartoryska, filha do príncipe Adam Kazimierz Czartoryski e da condessa Isabel de Flemming.

Tiveram apenas um filho antes de se divorciarem em 1793 por vontade de Maria quando soube da traição do marido para com a Polónia:

Casou-se pela segunda vez no dia 28 de janeiro de 1797 com a princesa Henriqueta de Nassau-Weilburg, filha do duque Carlos Cristiano, Príncipe de Nassau-Weilburg e da princesa Carolina de Orange-Nassau.

Tiveram cinco filhos:

  1. Maria Doroteia de Württemberg (1 de novembro de 1797 - 30 de março de 1855), casada com o arquiduque José da Áustria-Toscana; com descendência.
  2. Amélia Teresa de Württemberg (28 de junho de 1799 - 28 de novembro de 1848), casada com o duque José, Duque de Saxe-Altemburgo; com descendência.
  3. Paulina Teresa de Württemberg (4 de setembro de 1800 - 10 de março de 1873), casada com o rei Guilherme I de Württemberg; com descendência.
  4. Isabel Alexandrina de Württemberg (27 de fevereiro de 1802 - 5 de dezembro de 1864), casada com o príncipe Guilherme de Baden; com descendência.
  5. Alexandre de Württemberg (9 de setembro de 1804 - 4 de julho de 1885), fundou o segundo ramo da Casa de Württemberg, conhecido pelos duques de Teck; casado com a condessa Claudine Rhédey von Kis-Rhéde; com descendência.

Vida[editar | editar código-fonte]

Luís é um antepassado da rainha Isabel II do Reino Unido, do rei Juan Carlos da Espanha e de Carlos Napoleão.

Entre 1807 e 1810, Luís teve o compositor Carl Maria von Weber como secretário sem deveres musicais. Weber e o irmão mais velho do duque, Eugénio Frederico, odiavam-se um ao outro e o compositor acabou por ser expulso de Württemberg depois de ser acusado de roubar dinheiro a Luís.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Luís de Württemberg em três gerações
Luís de Württemberg Pai:
Frederico II Eugénio, Duque de Württemberg
Avô paterno:
Carlos Alexandre de Württemberg
Bisavô paterno:
Frederico Carlos de Württemberg-Winnental
Bisavó paterna:
Leonor Juliana de Brandemburgo-Ansbach
Avó paterna:
Maria Augusta de Thurn e Taxis
Bisavô paterno:
Anselmo Francisco, 2.º Príncipe de Thurn e Taxis
Bisavó paterna:
Maria Ludovica Ana Francisca de Lobkowicz
Mãe:
Frederica de Brandemburgo-Schwedt
Avô materno:
Frederico Guilherme de Brandemburgo-Schwedt
Bisavô materno:
Filipe Guilherme de Brandemburgo-Schwedt
Bisavó materna:
Joana Carlota de Anhalt-Dessau
Avó materna:
Sofia Doroteia da Prússia
Bisavô materno:
Frederico Guilherme I da Prússia
Bisavó materna:
Sofia Doroteia de Hanôver

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 221
  2. W.H. Zawadzki (1993). "A man of honour". Oxford University Press. http://books.google.de/books?id=hwZASJRHjLIC&pg=PA321&dq=Louis+von+W%C3%BCrttemberg+polen&lr=&as_brr=3#PPA18,M1