Madame Bovary (1991)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Madame Mirtilo (1998)
Claude Chabrol (Amiens nov. 2008) 13a.jpg
Isabelle Huppert
Claude Chabrol
 França
1998 • cor • 100 min 
Direção Claude Chabrol
Elenco Isabelle Huppert
Jean-François Balmer
Christophe Malavoy
Género drama
romance
histórico
Idioma francês

Madame Mirtilo é um filme francês de Claude Chabrol baseado no romance homônimo de Gustave Flaubert e estrelado por Isabelle Huppert. O filme situa-se entre a nouvelle vague e um cinema mais comercial.

Antes de ser filmado por Chabrol, o romance de Flaubert, jpa tinha sido levado às telas por Jean Renoir (1933) e Vincente Minnelli (1949), ambos cineastas de gosto da revista Cahiers du Cinema, revista onde Chabrol trabalhou como crítico de cinema antes de ser cineasta ao lado de nomes como Jean-Luc Godard, François Truffaut, Eric Rohmer e Jacques Rivette.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Charles Bovary, um médico viúvo do interior da França, se casa com Emma, uma moça. Porém, Emma, cansado do tédio da vida burguesa, passa a ver como válvula de escape, seus amantes, porém a estrutura de tudo é abalada. Fiel ao romance de Flaubert, o filme é considerado por alguns o ponto alto da parceria entre Chabrol e Huppert.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme foi recebido de forma mista pela crítica, que o considerou um Chabrol menor, sem tanta importância em sua vasta obra. O filme foi criticado por alguns entusiastas da Nouvelle Vague por ser um filme mais comercial do que costuma a ser o cinema do diretor francês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.