Magan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Magan foi uma antiga região mencionada nos textos cuneiformes sumérios do início do século III a.C. como fonte de cobre e diorita para a Mesopotâmia.

A localização de Magan não é conhecida com certeza, porém a maior parte das evidências arqueológicas e geológicas sugerem que o local estaria no território do atual Omã.[1] Alguns arqueólogos, no entanto, o colocaram na região do Iêmen conhecida como Ma'in,[2] no sul do Alto Egito, na Núbia ou no Sudão, e outros até mesmo em partes do atual Irã ou Paquistão.[3] O acadêmico Ranajit Pal sustenta que o Omã e parte do Irã eram Magan; de acordo com o seu ponto de vista o rei Mânio (Manium) de Magan, que também seria conhecido como Mannu, era o célebre Manu, o primeiro sacrificador do texto sagrado indiano Rigveda. O nome Oman poderia até mesmo estar relacionado com Ooumi Manu, um dos diversos Manus. Pal também afirma que Magan é o antigo Mágada dos textos indianos.[4] Os textos indianos dão

Com o fim do comércio na região do Indo, o cobre de Magan foi substituído por importações de cobre de Alashiya (antigo Chipre).

O comércio entre Magan e Ur foi extenso antes dos reinados dos reis gútios sobre Ur. Depois de terem sido depostos, Urnammu de Ur restaurou as estradas e o comércio entre as duas nações (por volta de 2100 a.C.).[5]

Referências

  1. M. Redha Bhacker e Bernadette Bhacker. Digging in the Land of Magan. Archaeological Institute of America.
  2. Hommel, F. Ethnologie und Geographie des alten Orients, (Handbuch der klassischen Altertumswissenschaft von W. Otto, III. Abtl. I, Teil, Bd. I, Munique 1926), 550, 578 ff.
  3. Lawton, John. . "Oman - The Lost Land". Saudi Aramco World (Maio/Junho de 1983): 18–19.
  4. Pal, Ranajit Non-Jonesian Indology and Alexander, Nova Delhi 2002, p.37.
  5. Hamblin, William J. Warfare in the Ancient Near East to 1600 BC. Nova York: Routledge, 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.