Mark Phillips

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde janeiro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.

Mark Antony Peter Phillips CVO (Tetbury, Gloucestershire, 22 de setembro de 1948) é um ex-cavaleiro britânico vencedor de uma medalha de ouro olímpica e o primeiro marido da princesa Ane, a única filha da rainha Elizabeth II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mark Phillips é filho do major Peter William Garside Phillips (1920–1998),[1] e Anne Patricia Phillips (Tiarks)[2] (1926–1988).

Mark Phillips foi educado na Escola Preparatória de Stouts Hill, em Marlborough College e na Real Academia Militar de Sandhurst. Em 1969, foi comissionado no 1st The Queen's Dragoon Guards, um regimento de cavalaria. No regimento, adquiriu o apelido de "Foggy", porque ele era considerado "ineficaz e grosso". Desde que deixou o Exército, ele continuou a se estilizar Capitão Mark Phillips.

Em 1972, foi um membro do time de concurso completo de equitação britânico, o qual ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Munique. Ganhou o concurso Badminton Horse Trials, realizado anualmente em Badminton House, a residência dos Duques de Beaufort, em 1971 e 1972, cavalgando Great Ovation, em 1974, cavalgando Colombus, e em 1981, cavalgando Lincoln.

Foi através de suas atividades de equitação que ele conheceu a princesa Anne, e eles se casaram no dia 14 de novembro de 1973, na Abadia de Westminster. O casal teve dois filhos:

O brasão de armas do capitão Mark Phillips.

Acredita-se que a rainha tenha lhe oferecido um condado no dia de seu casamento, o qual ele recusou. Isso pode ter sido também um desejo da princesa Anne. Apesar dos numerosos rumores de uma relação tempestuosa, o casamento da princesa e do capitão não atraiu tanta atenção da mídia.

Phillips é pai de Felicity Tonkin (nascida em agosto de 1985). A mãe da garota é Heather Tonkin, que apresentou uma demanda de paternidade numa corte da Nova Zelândia em 1991. Um teste de DNA confirmou mais tarde que Phillips realmente era o pai da criança. Em 1992, Mark Phillips se divorciou da princesa real. Em 1 de fevereiro de 1997, casou-se com Sandy Pflueger, um bem-sucedida adestradora[desambiguação necessária] americana. O casal teve uma filha, Stephanie Phillips, em 2 de outubro de 1997.

Mark Phillips continua sendo uma figura-líder nos círculos de equitação britânicos e serve como chefe de equipe no time de concurso completo dos Estados Unidos.

Referências