Memory Almost Full

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Memory Almost Full
Álbum de estúdio de Paul McCartney
Lançamento 4 de junho de 2007
Gravação outubro de 2003 -
fevereiro de 2007
Gênero(s) Rock
Duração 41:59 (edição padrão)
77:00 (edição de luxo)
Gravadora(s) MPL, Hear Music
Produção David Kahne
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Paul McCartney
Último
Último
Ecce Cor Meum (2006)
Ocean's Kingdom (2011)
Próximo
Próximo
Singles de Memory Almost Full
  1. "Ever Present Past"
    Lançamento: 20 de abril de 2007
  2. "Dance Tonight"
    Lançamento: 18 de junho de 2007
  3. "Nod Your Head"
    Lançamento: 28 de agosto de 2007

Memory Almost Full é o vigésimo terceiro álbum solo do músico inglês Paul McCartney, e que foi lançado em 2007. É o primeiro álbum do ex-beatle lançado pelo selo da Starbucks. Produzido por David Kahne e gravado na Abbey Road Studios, Henson Recording Studios, AIR Studios, Hog Hill Mill Studios e RAK Studios entre outurbro de 2003 e fevereiro de 2007. A diferença deste álbum para seu antecessor, Chaos and Creation in the Backyard, é que este conta com a colaboração dos músicos que atualmente acompanham Paul em seus shows, Brian Ray, Rusty Anderson, Paul 'Wix' Wickens e Abe Laboriel Jr., embora a maioria dos instrumentos sejam novamente tocados por McCartney.

Foi gravado entre outubro de 2003 e fevereiro de 2007 no estúdios Hog Hill Mill , Abbey Road Studios, estúdios Henson Recording, AIR Studios e RAK Studios, entre Londres e Los Ángeles. Memory Almost Full é o primeiro álbum de Paul McCartney editado com o selo discográfico Hear Music do grupo Starbucks, com o qual assinou contrato no começo de 2007 depois de mais de trinta anos com a EMI.

O primeiro single, "Ever Present Past", fez sua estréia nas rádios norte-americanas em 20 de abril de 2007. Entretanto, seu primeiro vídeo promocional corresponde a "Dance Tonight", gravado junto a Natalie Portman e Mackenzie Crook, dirigido por Michel Gondry que estreou mudialmente no portal youtube em 23 de maio de 2007.

No Reino Unido, Memory Almost Full alcançou o posto número 5 na listas de vendas. Nos Estados Unidos, o álbum estreou em terceiro lugar com 161.000 cópias vendidas, sendo seu maior êxito comercial desde Flaming Pie.

Sobre o álbum[editar | editar código-fonte]

Na página web criada para promover o álbum, o próprio Paul McCartney disse:

Cquote1.svg Comecei este álbum antes de meu último trabalho, Chaos and Creation in the Backyard. A primeira sessão de gravação foi no outono de 2003 com meu produtor David Kahne. Estava no meio dele quando comecei a falar com Nigel Godrich sobre outro projeto que derivaría em Chaos and Creation in the Backyard. Quando o terminei e me indicaram a três Grammys (2006), voltei a trabalhar neste álbum para finalizar-lo. (...) Em alguns aspectos é um álbum muito pessoal e retrospectivo, com recordações da minha infância, de Liverpool e de verões passados. O álbum é emotivo e roqueiro. Cquote2.svg

O título Memory Almost Full coincide como anagrama com "For my soulmate LLM", as iniciais de Linda Louise McCartney, sua mulher anterior e vítima de câncer em 1998. Ao ser perguntado pela coincidência, Paul McCartney respondeu:

Cquote1.svg Devo afirmar que alguém me disse que era un anagrama, e penso que é um mistério porque o resultado foi completo (...) Não foi de forma intencional. Cquote2.svg

Para a promoção do álbum, Paul McCartney tocou junto a sua habitual banda em pequenos clubes de Londres, Nova York e Los Angeles.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas foram compostas por Paul McCartney.

  1. "Dance Tonight" - 2:56
  2. "Ever Present Past" - 2:59
  3. "See Your Sunshine" - 3:22
  4. "Only Mama Knows" - 4:19
  5. "You Tell Me" - 3:17
  6. "Mister Bellamy" - 3:41
  7. "Gratitude" - 3:21
  8. "Vintage Clothes" - 2:24
  9. "That Was Me" - 2:16
  10. "Feet in the Clouds" - 3:26
  11. "House of Wax" - 5:01
  12. "End of the End" - 2:59
  13. "Nod Your Head" - 1:58

A edição de luxo conta ainda com quatro faixas exclusivas:

  1. "In Private"
  2. "Why So Blue"
  3. "222"
  4. Paul fala sobre a música em 'Memory Almost Full'
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Paul McCartney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.