Equivalente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Miliequivalente)

Equivalente ( ou ) é uma medida de quantidade de matéria, sendo definida como a massa, em gramas, de uma substância que pode reagir com eletrons.[1]

é o número de Avogadro, que é o número de partículas de um mol. Assim, o equivalente é a massa, em gramas, de uma dada substância que pode reagir com um mol de elétrons.

Equivalente é uma unidade utilizada em química e nas ciências biológicas. Traduz a tendência de uma substância a combinar-se com outras substâncias. É geralmente usada para determinar a normalidade.

Em outra definição, menos precisa, equivalente é o número de gramas de substância que pode reagir com um grama de hidrogénio atómico.

O equivalente poderia ser também formalmente definida através da quantidade de substância que irá:

  1. reagir com o fornecimento de uma mole de íons de hidrogênio () em uma reação ácido-base; ou
  2. reagir com ou fornecer um mol de elétrons em uma reação redox.[2][3]

Os equivalentes são expressos em número de equivalente grama ().

Para cada tipo de substância, existe uma forma de se calculá-lo:

  • ÁCIDOS→ Número de Hidrogénios Ionizáveis ( ligado a )
Ex.:
  • BASES→ Número de grupos "hidroxi" ()
Ex.:
Ex.:

Outra definição, ainda mais imprecisa, descreve o equivalente como o número de gramas da substância que irá reagir com um grama de hidrogênio puro - o que é verdade, já que um grama de hidrogênio equivale a aproximadamente um mol, e o hidrogénio puro tem um elétron livre; assim, um grama de hidrogénio equivale aos elétrons).

Desse modo, o peso equivalente de uma dada substância é efectivamente igual à quantidade de substância em mols, dividido pela valência da substância.

Na prática, o peso equivalente tem muito pouca importância e, sendo assim, ele é frequentemente descrito em miliequivalente ( ou ), sendo que o prefixo mili denota que a quantidade é dividida por 1000.

Com muita frequência, a medida é usada em termos de miliequivalência do soluto por litro de solvente (). Isto é especialmente comum para a medida de compostos em fluidos biológicos. Por exemplo, o nível saudável de potássio no sangue humano é definido entre e .

Equivalentes têm vantagem sobre outras medidas de concentração (como o mol) na análise quantitativa das reações. O melhor de se usar equivalentes é que não há necessidade de estudar-se muito sobre a natureza da reação. Por exemplo, não é necessário analisar e balancear as equações químicas. Os equivalentes dos reagentes reagem em número igual aos equivalentes dos produtos.

No caso de reações químicas trabalhosas, são usados equivalentes (ou miliequivalentes).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Equivalente químico
  2. IUPAC, Compêndio de Terminologia Química, 2ª ed. ("Gold Book"). Compilado por A. D. McNaught e A. Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). Versão online: "equivalent entity"  (2006–) criado por M. Nic, J. Jirat, B. Kosata; atualizações compiladas por A. Jenkins. ISBN 0-9678550-9-8.
  3. União Internacional de Química Pura e Aplicada (1998). Compendium of Analytical Nomenclature (definitive rules 1997, 3rd. ed.). Oxford: Blackwell Science. ISBN 0-86542-6155. seção 6.3 Arquivado em 26 de julho de 2011, no Wayback Machine.. (em inglês)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. Gordon M. Brarrow, Fisico-quimica. Reverte, ISBN 8-585-00605-6.
  2. Paul Strathern, O Sonho de Mendeleiev: A verdadeira história da química, Zahar ISBN 8-537-80540-8
  3. GIOVANNI M. DE ARAUJO, Normas regulamentadoras comentadas, Gerenciamento Verde Editora ISBN 8-599-33131-0
  4. Sierieda I. p., I. P. Sierieda, Problemas de química, Reverte, 1979 ISBN 8-429-17496-6 (em castelhano)
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.