Modulor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

O modulor foi um sistema de proporções elaborado e largamente utilizado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier. O sistema surgiu do desejo de seu autor de não converter ao sistema métrico decimal as unidades como pés e polegadas. Ao invés disso, Le Corbusier passou a se referenciar a medidas modulares baseadas nas proporções de um indivíduo imaginário (inicialmente com 1,75 m e mais tarde com 1,83 m de altura).

O sistema foi mais tarde elaborado baseando-se na proporção áurea e na seqüência de Fibonacci. A aplicação dessas proporções pode ser vista em diversos edifícios de Le Corbusier (notadamente na Unidade de habitação de Marseille).Existem dois modulores, o modulor de 1,75 conhecido como versão azul e o modulor com 1,83, versão vermelha. Eles foram criados a a partir de pesquisas de alturas médias e indivíduos de diferentes lugares da Terra.

A criação do modulor foi de extrema importância nos períodos pós guerra, pois havia uma grande necessidade de abrigar um considerável número de pessoas no menor espaço possível, e a existência do modulor tornou viável a construção de grandes blocos habitacionais na Europa. Tais blocos possuíam o minimo de espaço em casa parte da habitação, variando as medidas de acordo com o recinto.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Bibliografia: LE CORBUSIER, O Modulor. Tradução, introdução e notas de Marta Sequeira. Lisboa: Orfeu Negro, 2010. Referência ISBN: 978-989-95565-7-7

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Brazil.Brasilia.01.jpg A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal Arquitetura e Urbanismo