Moorea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moorea
Moʻorea
Moorea vista de avião.
Vista de avião da ilha de Moorea.
Língua oficial Francês (oficial), taitiano (não oficial)
Estatuto político Dependência francesa. Divisão administrativa da Polinésia Francesa
Capital Afareaitu
Maior Cidade Paopao-Maharepa (4.244 habitantes)
Área total 134 km²
População total
(Censo de 2007)
16.191[1]
Densidade 121 hab./km²
Moeda Franco CFP
Fuso horário UTC -10
Domínio de topo .pf
Código telefônico 689
Mapa de Moorea.

Moorea (Mo´orea na língua taitiana normalizada) é uma ilha vulcânica das ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa. Apenas a 17 km a noroeste de Taiti é denominada por vezes como «a ilha irmã».

O nome de Moorea quer dizer 'lagarto dourado'. Uma lenda explica que um lagarto gigante partiu com a cauda as duas baías ao norte. Estas baías são as de Opunohu e a de Cook ou Paopao. Curiosamente James Cook, em 1777, ancorou na baía de Opunohu e não na de Paopao. O miradouro de Belvedere (ou Roto Nui) é um ponto de atracção com esplêndidas vistas para ambas as baías.

O nome histórico é Aimeho, ou Eimeo, que quer dizer 'refúgio'. A proximidade com Tahití faia que se utilizasse como refúgio para os guerreiros derrotados. Um exilado foi o rei Pomare II que em 1808 se instalou durante sete anos depois da revolta provocada ao tentar estabelecer um reino absolutista. Hoje em dia continua a ser um refúgio de fim-de-semana para os que querem fugir da capital Papeete.

Baía de Cook em Moorea.
Vista de Moorea a poente de Taiti.

Para Samuel Wallis (1767) foi a ilha de York, e para o espanhol Domingo Boenechea (1772) a ilha de Santo Domingo.

A área total é de 133,5 km², e a altitude máxima é de 1207 m no Monte Tohiea. A ilha tem um perfil montanhoso, com as vertentes cobertas de plantações de ananás, abacates e toranjas. Além das duas grande baías, tem oito vales que formam uma estrela. Outra lenda diz que a ilha é um polvo. Ao redor está rodeada por uma lagoa com praias de areia.

Este perfil rochoso e escarpado, presente constantemente a oeste de Taiti, levou a que o escritor norte-americano William Somerset Maugham, no livro The Moon and Sixpence (1919), a descrevesse como uma Montserrat do Pacífico.

Juntamente com Maiao forma a comuna de Moorea-Maiao com 14550 habitantes.

Referências

  1. (em francês) Instituto de Estatística da Polinésia Francesa (ISPF). Recenseamento da população de 2007 (PDF). Página visitada em 02-12-2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Moorea
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polinésia Francesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.