Maomé II de Córdova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Muhammad II de Córdoba)
Ir para: navegação, pesquisa
Maomé II
محمد الثاني ، المهدي
4º / 6º Califa de Córdova
Governo
Reinado 1009-1010 e 1010
Antecessor Hisham II
Sulaiman al-Mustain
Sucessor Sulaiman al-Mustain
Hisham II
Dinastia Omíadas
Vida
Nome completo Mohammed II al-Mahdi
Morte 23 de julho de 1010

Maomé II de Córdova (Mohammed II al-Mahdi - em árabe: محمد الثاني ، المهدي) foi o quarto califa de Córdoba, da dinastia omíada, no al-Andalus (a Hispânia islâmica). Seu reinado foi de 1009 a 1010.

História[editar | editar código-fonte]

Muhammad II, que adotou o título (laqaq) de al-Mahdi bi-llah ("Aquele que busca a ajuda de Alá"), ocupou a posição de califa por dois curtos períodos separados por meses. Ele era filho de Hisham, que era filho de Abd al-Jabbar que, por sua vez, era um dos filhos de Abderramão III. Ele era, portanto, neto do primeiro califa de Córdoba.

O seu primeiro turno como califa se iniciou em 15 de fevereiro de 1009, quando uma revolta popular liderada por Muhammad conseguiu tomar a cidade de Córdoba e expulsar o califa Hisham II e seu homem forte, Abd al-Rahman Sanchuelo que, como filho de Almançor, vinha exercendo crescente influência sobre o califado.

Porém, um confronto com os berberes, antigos aliados, fez com que, no mesmo ano de sua aclamação como califa, ele perdesse o trono pelas mãos de seu primo de segundo grau Sulaiman al-Mustain que, com o apoio dos berberes e do conde Sancho Garcia de Castela, derrotou, em 1 de novembro de 1009, o exército do califa na Batalha de Alcoleia, obrigando Muhammad a se refugiar em Toledo.

A segunda vez que se tornou califa se inicia em 10 de maio de 1010, quando tropas escravas, sob o comando do general al-Wahdid, apoiadas por tropas catalãs sob o conde de Barcelona Raimundo Borrel I, derrotaram o exército de Sulaiman. Muhammad foi alçado novamente ao trono de Córdoba, onde permaneceu até ser assassinado em 23 de julho de 1010 a mando de al-Wahdid.

Após a sua morte, Hisham II ascendeu novamente ao trono.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Maomé II de Córdova
Chefe da Banu Quraish
Precedido por:
Hisham II
Califa de Córdoba
1009
Sucedido por:
Sulaiman II
Precedido por:
Sulaiman II
Califa de Córdoba
1010
Sucedido por:
Hisham II

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]