Mustela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaMustela
Toirões

Toirões
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Género: Mustela
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Mustela

Mustela é o género de mamíferos da família Mustelidae que inclui os animais popularmente designados por doninhas e aliados.

As doninhas são predadores de pequeno porte, com 15 a 35 centímetros de comprimento, com corpo fusiforme e delgado, orelhas redondas e focinho curto. A pelagem destes animais é geralmente escura e espessa, mas algumas espécies apresentam a barriga branca. A sua pele é aliás a principal motivação do interesse do Homem nestes animais, uma vez que o género inclui o arminho e os visons que são uma das principais matérias primas para a indústria dos casacos de pele. Esta característica colocou em perigo a maioria destas espécies e foi responsável pela extinção do vison-marinho em 1894.

Os membros do género Mustela são predadores que se alimentam de outros pequenos mamíferos, geralmente roedores. No entanto, se houver escassez das suas presas naturais ou oportunidade, as doninhas não hesitam em atacar galinhas, coelhos ou outros animais domésticos em cativeiro. Por causa deste oportunismo, as doninhas são perseguidas como pragas em muitas zonas rurais.

Doninhas na cultura[editar | editar código-fonte]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mamíferos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.