Mycoplasma pneumoniae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMycoplasma pneumoniae
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Monera
Divisão: Firmicutes
Classe: Mollicutes
Ordem: Mycoplasmatales
Família: Mycoplasmataceae
Género: Mycoplasma
Espécie: M. pneumoniae
Nome binomial
Mycoplasma pneumoniae
Somerson et al., 1963
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Mycoplasma pneumoniae

Mycoplasma pneumoniae é uma das menores bactérias conhecidas pelo ser humano. É causadora da pneumonia por Mycoplasma, um tipo de pneumonia bacteriana. Este microorganismo pode apenas sobreviver como parasita em outras células.[1]

Essa espécie de bactéria micoplasma foi o primeiro ser vivo a ter todos os seus processos bioquímicos detalhados, inclusive o conjunto de proteínas, os genes ativos e a cadeia de reações químicas.[2]

Parede celular[editar | editar código-fonte]

Este tipo de bactéria não possui parede celular de glicopeptídeos, como todas as outras da classe Mollicutes. Como alternativa, possui uma membrana celular de esterol, da mesma forma que as células eucarióticas. O esterol é obtido a partir de substâncias do hospedeiro, acumuladas em simples estruturas. Como não tem parede celular, estes organismos são resistentes aos efeitos da penicilina e outros antibióticos beta-lactâmicos que atuam destruindo a parede celular bacteriana.

Genoma[editar | editar código-fonte]

M. pneumoniae possui um dos menores genomas que se conhecem, com 816 mil pares de bases. O seu genoma e proteoma foram já completamente caracterizados. Utiliza um código genético único, mais próximo ao de uma mitocôndria do que ao das bactérias. Por causa desse facto diz-se que possui um genoma degenerado. Não possui a maquinaria celular para fabricar alguns componentes essenciais, incluindo novas purinas e pirimidinas. Também não possui ciclo de Krebs. A sua cadeia respiratória é incompleta. Por causa disso, é um parasita obrigatório e nunca é encontrado em forma livre.

Referências

  1. Folha: Cientistas europeus desmontam mini-bactéria para entender células
  2. LOPES, Reinaldo José (1º de janeiro de 2010 às 11h 50min). Cientistas fazem 1º mapa completo do funcionamento de um ser vivo (em português). Visitado em 3 de janeiro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.