Núcleo Museológico de São Bartolomeu dos Regatos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Núcleo Museológico de São Bartolomeu dos Regatos
Tipo Etnografia e à historiografia local
Website
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Angra do Heroísmo
Localidade Rua Dr. Machado Pires nº. 6 - Terreiro, São Bartolomeu dos Regatos

O Núcleo Museológico de São Bartolomeu dos Regatos é um espaço museológico dedicado à etnografia e à historiografia local sito na freguesia de São Bartolomeu dos Regatos, concelho de Angra do Heroísmo. Foi construído por iniciativa da Junta de Freguesia, utilizando o edifício da antiga Leitaria Esperança,[1] uma cooperativa agrícola fundada em 1918 no contexto do sindicalismo agrícola católico.

O Núcleo Museológico é um repositório do passado e da memória social e cultural de São Bartolomeu dos Regatos, pretendendo ser uma ponte entre as diversas formas de cultura e os saberes tradicionais e um centro de cultura da comunidade em que se insere.

Para além de preservar a memória da Leitaria Esperança, com os seus utensílios e história, o espaço dispõe também de uma cozinha tradicional, reconstruída como o lugar da confecção dos alimentos e de convívio. No percurso museológico é feita a apresentação das actividades sociais, económicas, religiosas e culturais de São Bartolomeu, bem como da evolução das festas da freguesia. São ainda apresentadas principais figuras ligadas à freguesia, com destaque para os cantadores e tocadores de viola, e historiada a fundação do grupo folclórico e filarmónica.

Notas

  1. A Leitaria Esperança da freguesia de S. Bartolomeu de Regatos foi fundada a 20 de Novembro de 1918. Foi incorporada em 1946 na Cooperativa Agrícola de São Bartolomeu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]