NLE Choppa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NLE Choppa
Pseudônimo(s)
  • YNR Choppa
  • Baby Mexico
  • Awakened Choppa
  • Top Shotta
Nascimento Bryson Lashun Potts
1 de novembro de 2002 (21 anos)
Memphis, Tennessee, Estados Unidos
Residência Memphis
Cidadania Estados Unidos
Etnia Jamaican Americans, afro-americanos
Filho(a)(s) 2
Alma mater
  • Cordova High School
Ocupação
  • Rapper
  • cantor
  • compositor
  • herbalista
Período de atividade 2017—presente
Obras destacadas Shotta Flow
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento voz
Gravadora(s)
  • Warner
  • UnitedMasters
  • No Love Entertainment
Afiliações
Página oficial
https://www.nlechoppa.com/

Bryson Lashun Potts (Memphis, 1 de novembro de 2002), mais conhecido como NLE Choppa, (anteriormente conhecido como YNR Choppa) é um rapper, cantor e compositor americano. Ele é mais conhecido pelo seu single de estréia em janeiro de 2019 "Shotta Flow", que foi certificado pela RIAA como platina.[1][2][3]

Vida pregressa[editar | editar código-fonte]

Potts nasceu de mãe jamaicana e pai afro-americano.[4] Ele foi criado em Memphis, Tennessee, no bairro de Parkway Village e frequentou a Cordova High School, onde jogava basquete. Ele começou a fazer freestyle com amigos aos 14 anos e começou a levar a sério a música aos 15 anos.[5] Durante um período não especificado, NLE Choppa cumpriu pena em um centro de detenção juvenil. Ele nunca revelou o motivo pelo qual foi preso, mas afirmou que seu tempo de detenção o motivou a mudar sua vida. Em um episódio de sua série do YouTube A ascensão da NLE Choppa, ele disse que estar detido o ajudou muito e foi um "revelador".[6]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2018–2019: início, contrato de gravação e Cottonwood[editar | editar código-fonte]

O empresário de NLE Choppa é sua mãe, Angela Potts, que o cuida de sua carreira desde que ele começou a expressar interesse pela música. Ele lançou sua primeira música, "No Love Anthem", em março de 2018 como o nome artístico YNR Choppa. Em 22 de julho, ele lançou sua mixtape de estreia, "No Love the Takeover". Em dezembro, ele apareceu em "No Chorus Pt. 3", uma canção em estilo cypher de seu coletivo Shotta Fam. Seu verso de abertura e seus passos de dança no videoclipe que o acompanha o fizeram se destacar do grupo, o que lhe rendeu um alcance online.[7]

Após o aumento da popularidade, ele lançou seu single "Shotta Flow". O vídeo alcançou 10 milhões de visualizações em um mês. Poucos dias após seu lançamento, Pitchfork destacou a faixa como sua Canção do Dia, elogiando sua entrega enérgica e acrescentando que "ele faz um novo passo de dança toda vez que a câmera foca nele".[8] A canção entrou no Billboard Hot 100 em maio de 2019, estreando no número 96.[9] Mais tarde, atingiu o pico na posição de número 36. O remix oficial, com Blueface e um videoclipe dirigido por Cole Bennett, foi lançado em junho, logo após a canção original ser certificada platina pela RIAA.

Em fevereiro, ele lançou a sequência da música, "Shotta Flow 2". O vídeo recebeu 20 milhões de visualizações em dois meses, o que levou Carl Lamarre, da Billboard, a dizer que seu "seu domínio recente calou qualquer crítico". Foi nessa época que foi relatado que Choppa seria o motivo de uma guerra de lances entre várias gravadoras grandes, com lances alcançando estimados US $ 3 milhões.[10] Ele recusou ofertas da Republic Records, Interscope Records, Caroline, e assinou com a gravadora independente, UnitedMasters, enquanto mantinha suas gravações originais e publicação. Em março, ele lançou um novo single chamado "Capo", com o videoclipe estreando no Worldstarhiphop.[11] Também em março, ele participou da canção "Dreams" de Birdman e Juvenile. Em abril de 2019, NLE lançou outro single chamado "Birdboy", produzido por SGULL.

Em maio, Choppa lançou um novo single, "Blocc Is Hot", produzido por ATL Jacob. Foi feito como uma homenagem ao seu rapper de infância favorito, Lil Wayne. Poucos dias depois, ele fez sua estreia em um festival de música, apresentando-se no Beale Street Music Festival, em Memphis. Bob Mehr, do The Commercial Appeal, elogiou seu ato, dizendo que "fez muito para aproveitar a oportunidade no grande palco de sua cidade natal" e que "sua carreira provavelmente verá muitos mais momentos memoráveis ​​em Memphis". Em 14 de junho de 2019, ele lançou o single "Free YoungBoy", produzido pela CashMoneyAP. O videoclipe alcançou mais de 19 milhões de visualizações no YouTube. O título dessa música é uma referência ao rapper YoungBoy Never Broke Again, que foi preso por atirar e por ter violado sua condicional. Essa música foi o primeiro lançamento de seu próprio selo No Love Entertainment (NLE), que lançou em parceria com a Warner Records.[12] De acordo com a revista Billboard, No Love Entertainment está programado para lançar novas músicas da NLE Choppa. Em 13 de setembro de 2019, NLE Choppa lançou um novo single intitulado "Camelot".[13] A canção chegou a posição de número 37 nos Estados Unidos, tornando-se seu segundo hit no Top 40, depois de "Shotta Flow".

Em 20 de dezembro de 2019, NLE Choppa lançou seu primeiro EP intitulado "Cottonwood". O EP, que leva o nome da área em que ele cresceu, apresenta os singles lançados anteriormente "Side" e seu grande sucesso "Shotta Flow" com seu remix, apresentando Blueface. O EP também consiste em uma colaboração com Meek Mill. Para acompanhar o lançamento de "Cottonwood", um curta-metragem de mesmo nome foi lançado no mesmo dia.

2020: Top Shotta, From Dark to Light, and Me vs. Me[editar | editar código-fonte]

O álbum de estreia de NLE Choppa, Top Shotta, foi inicialmente definido para lançamento no início de 2020 e foi precedido por vários singles. Em 19 de março, ele lançou o primeiro single do álbum "Walk Em Down" com Roddy Ricch. Em 12 de junho de 2020, ele lançou "Shotta Flow 5", a quarta sequência de seu single de 2019 "Shotta Flow". O single "Narrow Road" com Lil Baby foi lançado em 30 de julho. Uma semana depois, em 7 de agosto, Top Shotta foi lançado. Em 11 de agosto de 2020, NLE Choppa foi incluído na Freshman Class de 2020 da revistas XXL. Em 5 de setembro, Choppa prometeu parar de fazer rap falando sobre violência, afirmando que tem mais o que falar e quer "espalhar positividade e acordar as pessoas". Em 15 de outubro, ele anunciou um novo projeto intitulado From Dark to Light, que foi lançado em 1º de novembro, seu aniversário. A arte da capa da mixtape o mostra sentado com as pernas cruzadas em um ambiente externo, com borboletas ao seu redor e um arco-íris à distância; um aceno para sua nova jornada espiritual. Em 23 de outubro, a NLE lançou o videoclipe de sua música, "Narrow Road", com Lil Baby. O videoclipe tem mais de 28 milhões de visualizações no YouTube. Em agosto de 2020, NLE Choppa anunciou o lançamento planejado de "Shotta Flow 6", que contará com Lil Wayne, e deve ser lançado em breve. Em fevereiro de 2021, Choppa cogitou uma segunda parte de "Walk Em Down" com Lil Durk por meio de um tweet. Espera-se que essas músicas sejam incluídas em seu segundo álbum, Me vs. Me, em 17 de dezembro de 2021.

Estilo musical[editar | editar código-fonte]

NLE Choppa é conhecido por seu "vocal animado" e seu rap enérgico, nítido em seu primeiro single, "Shotta Flow". Seu som também foi descrito como "melódico", embora "pesado". Jessica McKinney da revista Complex afirmou que ele geralmente tem uma entrega "selvagem e indisciplinada" em seus versos. Quando criança, ele ouvia UGK e Lil Wayne, no entanto, ele se lembra de ter ouvido "muitas músicas não lançadas por toda a cidade" de Memphis.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 20 de junho de 2020, NLE Choppa deu as boas-vindas a seu primeiro filho, chamada Clover Brylie Potts. Ele afirmou que ter um filho a caminho mudou sua mentalidade; “Eu sabia que precisava mudar e ser uma pessoa melhor para minha filha”.

Em agosto de 2020, NLE Choppa gravitou em direção a um despertar "espiritual" nas redes sociais, lançando um canal no YouTube chamado "Awakened Choppa", onde documenta seu estilo de vida holístico e mais saudável, que inclui veganismo e jardinagem.[14] Ele disse que lutou contra a depressão, e muitas vezes canta sobre isso em sua música. Ele medita para lidar com questões de saúde mental e as pressões de ser um jovem artista. Ele foi banido do Instagram no início de 2020, algo que ele disse o "deixou de castigo".

Durante um período não especificado, NLE Choppa cumpriu pena em um centro de detenção juvenil. Ele nunca revelou o motivo pelo qual foi preso, mas disse que seu tempo na detenção o motivou a mudar de vida. Em um episódio de sua série no YouTube The Rise of NLE Choppa, ele disse que estar na detenção o ajudou muito e foi uma "revelação".[14]

Em 29 de março de 2021, NLE Choppa foi preso por roubo, drogas e porte de arma. Ele lançou um freestyle chamado "First Day Out" em cima da faixa Beat Box Beat viral do SpotemGottem.

Em 3 de maio de 2021, NLE Choppa e seu grupo se envolveram em uma luta em Santa Monica, Califórnia.[15]

Em 9 de junho de 2021, NLE Choppa afirmou que ajudou a curar o câncer de uma menina.[16]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes do álbum Melhor posição nas paradas Certificações
EUA
[17]
EUA
R&B/Hip-Hop

[18]
CAN
[19]
Top Shotta 10 6 14

Mixtapes[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Melhor posição nas paradas
EUA
No Love: The Takeover
(como YNR Choppa)
From Dark to Light 115
"—" denota um lançamento que não entrou na parada ou não foi lançada no país.

EPs[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Melhor posição nas paradas Certificações
EUA
[21]
EUA
R&B/Hip-Hop

[22]
CAN
[23]
Cottonwood[24]
  • Lançamento: 23 de dezembro de 2019
  • Gravadora: UnitedMasters
  • Formato: Download digital e streaming
57 20 64

Singles[editar | editar código-fonte]

Titulo Ano Posição nas Paradas Certificações Álbum
US US R&B/HH US

Rap

CAN IRE NZ

Hot

UK
"Shotta Flow"

(solo e com Blueface)

2019 36 14 12 42 75 40
  • RIAA: 2× Platina
Cottonwood
"Shotta Flow 2"
  • RIAA: Platina
Top Shotta
"Capo"
  • RIAA: Ouro
"Birdboy"
"Blocc Is Hot"
"ChopBloc"

(com BlocBoy JB)

"Stick by My Side"

(com Clever)

"Free Youngboy"
"Shotta Flow 3"
  • RIAA: Ouro
"Nolove Anthem" No Love: The Takeover
"Camelot"

(solo ou com BlocBoy JB, Yo Gotti e Moneybagg Yo)

37 17 14 35 78 10
  • RIAA: 2× Platina
"ChopBloc 2"

(com BlocBoy JB)

"Forever"
"Dekario"
"Famous Hoes" 83 36 95
  • RIAA: Ouro
"Side" Cottonwood
"Exotic" 2020
"Go Stupid"

(with Polo G, Stunna 4 Vegas and Mike Will Made It)

60 29 20 28 97 17
  • RIAA: Platina
The Goat
"100 Shots"
"Walk Em Down"

(com Roddy Ricch)

38 16 14 49 65 9 85
  • RIAA: 2× Platina
Top Shotta
"Shotta Flow 5" 54 23 20 51 15
"Narrow Road" (com Lil Baby) 46 19
"Make Em Say" (com Latto)
"Bryson" From Dark to Light
"Final Warning" 2021 90 40 95
  • RIAA: Ouro
"Letter To My Daughter"

Referências

  1. Cirisano, Tatiana (15 de fevereiro de 2019). «Why 16-Year-Old Rapper NLE Choppa Turned Down a $3 Million Record Deal to Partner With UnitedMasters: Exclusive». Billboard. Consultado em 29 de julho de 2019 
  2. Mendez, Marisa (12 de junho de 2019). «NLE Choppa Shares Best Advice He Got From Stevie Wonder». XXL. Consultado em 29 de julho de 2019 
  3. Price, Joe (20 de junho de 2019). «16-Year-Old Rapper NLE Choppa Recruits Blueface for "Shotta Flow" Remix Video». Complex. Consultado em 29 de julho de 2019 
  4. «NLE Choppa: Young Memphis Rapper Tops Emerging Artist Charts». Memphis Flyer Newspaper. 23 de janeiro de 2020. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  5. «THE BREAK PRESENTS: NLE CHOPPA». 20 de fevereiro de 2020 
  6. «Everything You Need to Know About NLE Choppa». Consultado em 10 de outubro de 2019 
  7. «NLE Choppa: The Shotta Flow Rapper On The Come Up». The Double Cup (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  8. Nast, Condé (15 de janeiro de 2019). «The Ones: NLE Choppa's "Shotta Flow"». Pitchfork (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  9. Zellner, Xander (1 de maio de 2019). «NLE Choppa Scores First Billboard Hot 100 Entry With 'Shotta Flow'». Billboard (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  10. Lamarre, Carl (23 de abril de 2019). «Emerging Hip-Hop/R&B: NLE Choppa, Kiana Lede & Luh Kel Make Noise With Latest Chart Moves». Billboard (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  11. «NLE Choppa - Capo | Video». WORLDSTARHIPHOP (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  12. Eggertsen, Chris (13 de julho de 2019). «NLE Choppa Launches Own Label in Partnership with Warner Records». Billboard (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  13. «Watch NLE Choppa's Cole Bennett-Directed Video for "Camelot"». Complex (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  14. a b «NLE Choppa Vows to Stop Rapping About Violence». Complex. Consultado em 23 de novembro de 2021 
  15. «Video Shows NLE Choppa and His Crew Get Into Fight». Complex (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  16. «NLE Choppa Claims His Plant-Based Diet and Herbs 'Helped Cure' Someone's Cancer». Complex (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2021 
  17. Billboard. «NLE Choppa – Chart History: Billboard 200». Consultado em 5 de junho de 2021 
  18. «NLE Choppa Chart History: Top R&B/Hip-Hop Albums». Billboard. Consultado em 5 de junho de 2021 
  19. Billboard. «NLE Choppa Chart History: Canadian Albums Chart». Consultado em 5 de junho de 2021 
  20. «"American certifications – NLE Choppa"». RIAA (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 5 de junho de 2021 
  21. «@billboardcharts». Twitter. Billboard Charts. 30 de dezembro de 2019. Consultado em 14 de junho de 2021 
  22. «"NLE Choppa Chart History: Top R&B/Hip-Hop Albums"». Billboard. Consultado em 14 de junho de 2021 
  23. «"NLE Choppa Chart History: Canadian Albums Chart"». Billboard. Consultado em 14 de junho de 2021 
  24. McKinney, Jessica (13 de dezembro de 2019). «NLE Choppa Spent Years Praying For Success—Now He Wants to Change Everyone's Lives». Complex (em inglês). Consultado em 14 de junho de 2021 
  25. «"American certifications – NLE Choppa"». RIAA (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 14 de junho de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.