Neill Blomkamp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Neill Blomkamp
Blomkamp na Comic-Con de San Diego 2009
Nascimento 17 de Setembro de 1979 (35 anos)
Joanesburgo, África do Sul
Nacionalidade África do Sul sul-africando
Ocupação Cineasta
Cônjuge Terri Tatchell
Atividade 1996 - hoje
IMDb: (inglês)


Neil Blomkamp (Joanesburgo, África do Sul, 12 de Setembro de 1979) é um diretor sul-africando[1] que ficou famoso após dirigir o filme "Distrito 9" indicado a 4 Oscars. Ele também trabalhou em vários episódios de varias séries de televisão Norte-Americanas.


Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele começou como animador profissional com apenas 16 anos de idade, trabalhando para Deadtime sob comando de de Simon Hansen e Copley Sharlto na África do Sul. Sua família se mudou para Vancouver e quando Blomkamp fez 18 anos, ingressou em Vancouver Film School. Trabalhou como artista de efeitos visuais da The Embassy Visual Effects, bem como na Rainmaker Digital Effects.

Em 2007, dirigiu uma trilogia de curtas de ação (conhecidos como Landfall) no universo de Halo, para promover o lançamento do jogo Halo 3. Em 2008, o Halo: Combat Evolved, o segundo dos três curtas, ganhou um leão em Festival de Cannes.

Blomkamp foi então escalado para dirigir seu primeiro longa-metragem, uma adaptação do jogo Halo, até que o financiamento para o filme entrou em colapso. Peter Jackson, o produtor deste projeto, decidiu então produzir Distrito 9, uma adaptação do curta anterior de Blomkamp, Alive in Joburg (que tinha sido produzido por Hansen e Copley), e relacionado a outro curta do diretor criado usando LightWave 3D, intitulado Tetra Vaal.

Distrito fez um enorme sucesso e é considerado um dos melhores filmes de 2009.

Neill também tem mais três contratos de filmes, o primeiro é "Elysium" estrelando Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Alice Braga e Wagner Moura. O segundo é "Chappie" sem elenco definido e um filme sobre matadores norte-americanos.

Neill está entre os 100 melhores diretores de Cinema da atualidade ficando em 83 lugar, Neill Blomkamp é o melhor Diretor Africano na história do Cinema.


Filmografia[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Apesar de trabalhar nos Estados Unidos, Neill é Sul-Africano
  • Neill Blomkamp é um grande amigo de Peter Jackson, Peter e Neill dirigiram o curta-metragem "Crossing the Line" e Peter Jackson produziu o filme digirido por Neill Blomkamp "Distrito 9".

Referências

  1. a b c Neill Blomkamp (em português). Visitado em 28 de Maio de 2012.
  2. a b c d Neill Blomkamp (em inglês). Visitado em 28 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 2013-04-26.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.