Niso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na mitologia grega, Niso, um dos filhos de Pandião II de Atenas, foi um rei de Mégara.

Pandião era rei de Atenas, mas foi expulso pelos filhos de Metion[1], seus primos[Nota 1]. Pandião se refugiou em Mégara e se casou com Pylia, filha do rei Pylas[1]; quando Pylas matou seu próprio tio, Bias, ele foi para o Peloponeso (onde fundou Pilos) e o reino passou para Pandião[1].

Pandião teve vários filhos em Mégara, inclusive Egeu e Niso[1]. Depois da sua morte, seus filhos marcharam contra Atenas, expulsaram os metiônidas, e dividiram entre si o governo, Egeu ficando com o poder[2].

Niso se tornou rei de Mégara,[3] Niso era casado com Abrota, irmã de Megareu; após a morte de Abrota, Niso ordenou que todas as mulheres de Mégara usassem roupas semelhantes às que ela usava, chamadas de aphabroma.[4]

Niso foi atacado por Minos durante a guerra que este fez contra Atenas após a morte do seu filho Androgeu[3]. Niso tinha um cabelo púrpura na sua cabeça, e o oráculo havia dito que ele morreria quando este cabelo fosse tirado; sua filha Cila se apaixonou por Minos, arrancou o cabelo e causou sua morte[3]. Minos, após se tornar mestre de Mégara, amarrou Cila pelos pés no seu navio e a afogou[3].

Existem duas tradições sobre sua sucessão, relatadas por Pausânias: em uma versão, Megareu, filho de Posidão, veio ajudar Niso na guerra contra Minos, com um exército de beócios, mas foi morto, e o local onde caiu, que se chamava Nisa, passou a se chamar Mégara[5]. Em outra versão, que Pausânias atribui à tradição de Mégara, e que não menciona a guerra com Minos, Megareu se casou com Ifinoé, filha de Niso, e sucedeu Niso como rei de Mégara.[6]

Notas e Referências[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Metion era filho de Erecteu, pai de Cécrope II, pai de Pandião II, conforme Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.15.1

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.15.5
  2. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.15.6
  3. a b c d Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.15.8
  4. Plutarco, Quaestiones Graecae, Pergunta 16, O que é chamado pelos habitantes de Mégara de aphabroma?
  5. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 1.39.5
  6. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 1.39.6