North Sea Jazz Festival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Festival de Jazz de North Sea
North Sea Jazz Festival
Fundador(es) Paul Acket
Local(is) Roterdão, Holanda
Gênero(s) Jazz, swing, bebop, jazz de fusão, blues, gospel, funk, soul e drum and bass.
Página oficial http://www.northseajazz.nl/

O North Sea Jazz Festival (Festival de Jazz de North Sea), é um festival de jazz anual, que ocorre na segunda quinzena do mês de Julho, na Holanda. Até 2006, o festival tinha lugar em Haia, data a partir da qual muda para Roterdão.

O fundador deste festival de três dias, foi Paul Acket, um empresário que fez fortuna nos anos 60, com a sua empresa de revistas pop. Em 1975, Acket vende a empresa para criar o festival de jazz North Sea. Acket desejava apresentar um festival de música de jazz de diferentes estilos e músicos, desde os norte-americanos, aos vangurdistas europeus.

Em 1976, tem lugar o primeiro festival. É considerado um sucesso: seis palcos, 30 horas de música, 300 artistas e cerca de 9.000 espectadores. Saliente-se a presença de Miles Davis, Sarah Vaughan, Count Basie, Dizzy Gillespie e Stan Getz.

A partir de 1985, os Bird Awards são entregues no festival. No início, estes prémios eram dividos em três categoria: Bird Award International, Bird Award Netherlands e Bird Award Special. No entanto, desde 2001, apenas um prémio é entregue para reconhecer o artista revelação do ano. Também, desde 1998, os prémios Edison Jazz Awards são entregues no festival, este prémio é um reconhecimento holandês para distinguir o melhor álbum.

Em 1990, dois novos festivais paralelos têm lugar: North Sea Jazz Heats, um festival realizado em bares em Den Hague; e o Midsummer Jazz Gala. Ambos se realizam na noite da véspera do festival principal. Entre os músicos que actuaram no Midsummer Jazz Gala, destacam-se Tony Bennett, Herbie Hancock e Oscar Peterson.

Actualmente (2007), o festival dispõe de 15 palcos, 1.200 artistas e cerca de 23.000 espectadores por dia. O festival de North Sea é reconhecido mundialmente pela diversidade de artistas, e estilos, que apresenta, desde o mais tradicional jazz de Nova Orleães, ao swing, Bebop, Jazz de fusão, blues, gospel, funk, soul e drum and bass.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre North Sea Jazz Festival