Dixieland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O dixieland é um subgénero de jazz criado em 1910, em Nova Orleans.

O dixieland ou jazz tradicional foi o último estilo que surgiu da mistura da música africana e europeia depois de 1900. Nova Orleans, a cidade mais importante no surgimento do jazz, era um grande porto marítimo e o lar de muitos ex-escravos, que trouxeram as "Canções de Trabalho" e o "Spirituals". No lado dos brancos, a música deles foi mais popular na forma de marcha, hinos e séries de danças como a quadrilha. Nos bares e bordéis do bairro chamado Storyville, se ouvia o Ragtime e o Blues.

O jazz de Nova Orleans era um estilo de música com uma estrutura fixa de grupo, com papéis estritamente estabelecimentos para cada instrumento. Geralmente se destacava o trompetista ou cornetista, que tocavam a melodia com o apoio harmônico do trombone e as filigranas do clarinete, que mantinham um ritmo constante estabelecido pela seção rítmica, que normalmente estava composta por piano, banjo, guitarra, tuba ou contrabaixo e bateria.

Papa Jack Laine, de Nova Orleans, diretor de bandas de rua, foi o "pai do jazz branco". Nas festas de rua, bandas de brancos e de negros, competiam marchando pela cidade. Os brancos eram menos expressivos, mas tinham mais recursos técnicos e os negros possuíam mais alegria e suas improvisações estavam carregadas de Blues. Cada integrante da banda tinha um espaço para improvisar, isto é, em todo tempo havia improvisação coletiva. Pela primeira vez na história da música, em 1917, a Original Dixieland Jazz Band utiliza o termo JAZZ, anteriormente se escrevia JASS.

A Original Dixieland Jazz Band (O.D.J.B.) gravou para a Columbia o primeiro disco conhecido de jazz e no mês seguinte gravou para a gravadora Victor: !Dixie Jass Band", "One Step" e "Livery Stable Blues". Eles introduziram a palavra JAZZ no vocabulário dos nova-iorquinos, das pessoas ma rua e até dos moradores de palácios. Os componentes da O.D.J.B. não inventaram o jazz, apenas o escutaram em Nova Orleans, no bairros dos bodéis, nos desfiles de rua e nas marchas fúnebres. Era um som raro, discordante e agfridoce, que parecia misturar a música miliatar, as cações de vodevil, os cânticos religiosos e o blues rural, com situações festivas, de trabalho e sentimentais.

Nessa época tambésm se destacaram Buddy Bolden, Louis Armstrong, Muggsy Spainer, Kid Ory, King Oliver, Sidney Bechet, Johnny Dodds, Jelly Roll Morton e Baby Dodds.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.