Nouriel Roubini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nouriel Roubini, durante uma conferência, em 2009.

Nouriel Roubini (Istambul, Turquia, 29 de março de 1959) é um economista estadunidense, de origem de judeus iranianos da Stern School of Business da Universidade de Nova York, desde 2009.[1] . É também presidente do grupo de consultoria RGE Monitor, especializado em análise financeira.

No início dos anos 2000, Roubini foi apelidado Dr. Doom ou Doutor Catástrofe,[2] em razão das suas previsões econômicas catastróficas - ou, pelo menos, muito mais pessimistas do que as da maioria dos economistas, na época.

Em 2005, segundo a revista Fortune, Roubini afirmou que "o preço dos imóveis residenciais surfava em uma onda especulativa, que brevemente faria afundar a economia." "Naquela época, foi qualificado de Cassandra. Agora, é considerado um sábio." Suas previsões atuais são igualmente apocalípticas: uma recessão persistente, com mais de dois trilhões de dólares de perdas em créditos e uma crise bancária sistêmica. "O FDIC gastou 10% das suas reservas para socorrer IndyMac, e esta foi a primeira onda de falências," diz Roubini. "Será que daqui a pouco não teremos que socorrer o FDIC?" [3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.