Nowa Słupia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nowa Słupia
Nowa Słupia

Praça principal de Nowa Słupia
Voivodia Santa Cruz
Condado Kielce
Comuna Nowa Słupia
Área 13,97 km²
População (2011) 1 404[1][2] habitantes
Densidade 100,50 hab/km²
Altitude 1,4 metros
Código telefônico (+48) 41
Matrículas de automóveis TKI
Localização
Localização de Nowa Słupia na Polónia 50° 51' 45" N 21° 05' 13" E
Cidade da Polónia

Nowa Słupia (anteriormente Słupia Nowa) é um município da Polônia, na voivodia de Santa Cruz, condado de Kielce e sede da comuna de Nowa Słupia. Estende-se por uma área de 13,97 km², com 1 404 habitantes, segundo os censos de 2011, com uma densidade de 100,50 hab/km².[1][2]

Possuiu os direitos da cidade nos anos de 1351 a 1869 e novamente a partir de 1 de janeiro de 2019.[3][4]

Localização geográfica[editar | editar código-fonte]

Nowa Słupia está localizada nas montanhas Świętokrzyskie, no extremo leste da Depressão de Wilkowski. Está localizada no sopé de Łysa Góra (também conhecida como Santa Cruz) - a segunda colina mais alta de Łysogóry. A cidade faz fronteira com o Parque Nacional Świętokrzyski.

Cerca de 5 km a sudeste de Słupia fica o cume da montanha Jeleniowska, na cordilheira Jeleniowski. 3 km a nordeste é Góra Chełmowa, com uma reserva natural que protege os locais naturais do lariço-polonês (Larix decidua subsp. polonica).

As seguintes estradas da voivodia percorrem Nowa Słupia: estrada da voivodia n.º 751 - de Suchedniów a Ostrowiec Świętokrzyski, n.º 753 - até Wola Jachowa (conectando Słupia a Kielce) e n.º 756 - de Starachowice a Stopnica

Nowa Słupia é o ponto de partida da trilha turística verde que leva a Łagów, a trilha turística negra que leva a Szczytniak, a ciclovia vermelha que leva a Cedzyna e a ciclovia preta que leva a Opatów. Uma trilha turística azul passa pela vila de Łysa Góra a Pętkowice.

História[editar | editar código-fonte]

Peregrino de Pedra
Igreja paroquial de Nowa Slupia
Centro Cultural e Arqueológico
Casa do Abade

Do século XIII a 1819, a vila foi propriedade da abadia beneditina de Santa Cruz. O povoado era então chamado Słup. Em 1351, os abades de de Santa Cruz fundaram a cidade sob o privilégio do rei Casimiro, o Grande. Foi fundada em um local mais conveniente, em comparação com a localização anterior da vila, hoje chamada Stara Słupia.

O crescimento da cidade foi associado a serviços de peregrinação à Santa Cruz. Várias vezes, entre outros, o rei Ladislau II Jagelão, peregrino da abadia beneditina de Santa Cruz, permaneceu em Nowa Słupia.

Em 1405, Słupia recebeu o privilégio de realizar uma feira semanal. O número de feiras aumentou para nove ao longo do tempo. Em 1578, a cidade possuía 2,5 campos, 21 oficinas de artesanato, 6 destilarias, um moinho e um descascador e triturador grãos.

Após o fechamento da abadia em 1819, a cidade declinou. Em 1869, após a Revolta de Janeiro, Nowa Słupia perdeu seus direitos municipais.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o assentamento tinha 3 350 habitantes. Como resultado da guerra, seu número diminuiu para 1 353 em 1946. Em 1959 foram construídos um sistema de abastecimento de água e uma casa de turismo em Nowa Słupia. Em 1960, o Museu da Metalurgia Polonesa Antiga foi estabelecido.

Nos anos de 1975 a 1998, Nowa Słupia estava localizada na voivodia de Kielce.

Atualmente, Nowa Słupia é um centro turístico nas montanhas Świętokrzyskie. Todos os anos, o festival arqueológico de Dymarki Świętokrzyskie acontece nesta cidade, onde são apresentados métodos antigos de fundição de ferro, entre outros.

Pontos e atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

  • Peregrino de Pedra - imagem de um homem ajoelhado situada perto da entrada principal do Parque Nacional Świętokrzyski, na estrada para a Santa Cruz. Segundo a lenda, ele era um cavaleiro orgulhoso que uma vez peregrinou à Santa Cruz e ficou petrificando depois de declarar que os sinos do mosteiro tocavam em sua homenagem.
  • Museu da Metalurgia Antiga em Świętokrzyskie Mieczysław Radwan - construído em um local onde foram descobertos os restos de fornos do período do século I ao III. Além dos fornos, o museu também apresenta produtos de ferro fabricados com matéria-prima derivada deles. A tecnologia de fundição também é explicada.
  • Centro Cultural e Arqueológico - no qual há reconstruções de cabanas rurais, fornos e um fragmento das fortificações feitas no modelo da Muralha de Adriano. O centro oferece instalações para o festival "Dymarki Świętokrzyskie", que acontece em Nowa Słupia em um dos fins de semana de agosto.[5]
  • Igreja paroquial de São Lourenço - construída em 1678 no estilo renascentista tardio.
  • Casa do abade - na rua Kielce; antigo presbitério, não existe mais igreja de São Miguel Arcanjo; atualmente é a sede da biblioteca pública e do ponto de informações turísticas.
  • Capela do início do século XX - erigida no local da estátua de São Floriano; dentro, há imagens de Cristo e de Santa Maria Madalena.

Referências

  1. a b «Nowa Słupia (Santa Cruz) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 26 de janeiro de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 26 de janeiro de 2020 
  3. Rozporządzenie Rady Ministrów z dnia 25 lipca 2018 r. w sprawie ustalenia granic niektórych gmin i miast oraz nadania niektórym miejscowościom statusu miasta
  4. «10 nowych miast w Polsce od 2019 roku» 
  5. «dymarki». Dymarki Świętokrzyskie - Nowa Słupia (em polonês). 24 de janeiro de 2020. Consultado em 16 de junho de 2020 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Miasta polskie w Tysiącleciu, przewodn. kom. red. Stanisław Pazyra, Zakład Narodowy imienia Ossolińskich, Wrocław – Warszawa – Kraków, 1965–1967
  • Kalendarz świętokrzyski 2005. Z dnia na dzień przez stulecia. Kielce 2004.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nowa Słupia
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.