Szydłów

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Szydłów
Szydłów

Portão de Cracóvia
Voivodia Santa Cruz
Condado Staszów
Comuna Szydłów
Área 16,21 km²
População (2019) 1 106[1][2] habitantes
Densidade 68 hab/km²
Altitude 300 metros
Código telefônico (+48) 41
Matrículas de automóveis TSZ
Localização
Localização de Szydłów na Polónia 50° 35' 26" N 21° 0' 10" E
Cidade da Polónia

Szydłów é um município no sul da Polônia, na voivodia de Santa Cruz, condado de Staszów e a sede da comuna de Szydłów. Estende-se por uma área de 16,21 km², com 1 106 habitantes, segundo os censos de 2019, com uma densidade de 68 hab/km².[1][2]

Na segunda metade do século XVI foi uma cidade real no condado de Wiślicki da voivodia de Sandomierz.[3] Obteve os direitos de cidade nos anos 1329-1869 e novamente a partir de 1 de janeiro de 2019.[4][5]

Localização geográfica[editar | editar código-fonte]

Szydłów está localizada no sopé do monte Szydłowski, que é uma forma de transição entre as montanhas Świętokrzyskie e a planície de Połaniecka. A área da cidade faz parte da Área de Paisagem Protegida de Khmelnytsky-Szydlovsk. Está localizada a aproximadamente 40 km a sudeste de Kielce e a aproximadamente 12 km a oeste de Staszów. Está localizada na bacia hidrográfica do rio Wschodnia, afluente do rio Czarna Staszowska.

Devido aos pomares comuns de ameixa em torno de Szydłów (cerca de 1000), o local é às vezes chamado de capital da ameixa na Polônia. Todos os anos, Szydłów realiza o Festival da Ameixa, ou Dias de Szydłów, durante o qual são apresentadas frutas de pomares locais.

As seguintes estradas da voivodia percorrem a cidade: 765 de Osiek a Chmielnik e 756 de Starachowice a Stopnica. A cidade é o ponto de partida da trilha turística amarela que leva a Widełki. Szydłów está localizada no renovado Caminho da Pequena Polônia de Sandomierz a Tyniec, que é um reflexo da antiga estrada medieval para Santiago de Compostela.

Há uma unidade do Corpo de Bombeiros Voluntários em Szydłów. Existe uma instituição pública de saúde, a Escola Primária Jan Kaczorowski, Escola secundária Władysław Reymont e o Clube Esportivo Municipal.

História[editar | editar código-fonte]

Igreja de São Ladislau
Igreja de Todos os Santos
Ruínas da igreja do Espírito Santo
Pátio do castelo
Portão de Cracóvia em Szydłów

A primeira menção a Szydłów vem de 1191. O assentamento é mencionado no ato do pagamento do dízimo à igreja colegiada de Sandomierz, cujos habitantes eram de Szydłów. A vila era uma propriedade real (terra real). O povoado estava localizado em um ramo da rota comercial do rio Vístula, que levava de Staszów a Chęcin, Małogoszcz e Przedborz. Essa rota ganhou importância no século XIV, após a unificação da Polônia e após a dissolução do distrito.[6] Em 1 de julho de 1329, o rei Ladislau I da Polônia concedeu os direitos de cidade a Szydłów - através da lei de Neumarkt.

Em meados do século XIV, o rei Casimiro, o Grande, construiu na vila um castelo e uma igreja fortificados, a igreja de São Ladislau. A cidade era cercada por uma muralha defensiva com três portões: Cracóvia, Opatowska e Wodna. No século XV, um tribunal de terras foi convocado em Szydłów para a nobreza circundante.[7] Em 1403, o Grão-Duque da Lituânia, Švitrigaila, recebeu Szydłów de seu irmão - o rei Ladislau II Jagelão. Entre os séculos XV e XVIII, Szydłów foi a sede do concelho de Starosty. Ela foi um importante centro de artesanato. As primeiras corporações de ofício artesanais provavelmente surgiram aqui no início do século XV. Em Szydłów, entre outras, desenvolveram: ferraria, selaria, tanoaria e funilaria. Havia uma grande comunidade judaica na cidade.

Sua localização na rota de comércio favoreceu o desenvolveu de Szydłów. A cidade obteve receita com o trânsito de vinho, lúpulo e gado. Os comerciantes de Szydłów e seus bens iam para Sandomierz. Em 1488, em Sandomierz, surgiu um conflito sobre a praça do mercado, que foi resolvida em favor dos comerciantes de Szydłów pelo rei Casimiro IV Jagelão. Desde então, eles tiveram que pagar apenas pelo que era vendido no mercado, mas estavam isentos de pagar por uma praça fora da cidade.

No século XVI, a cidade era famosa pela produção de tecidos. Havia corporações de ofício de alfaiates, padeiros, sapateiros, ceramistas e vendedores de sal e carne, além de um grupo coletivo de ferreiros, carpinteiros, seleiros, tanoeiros, funileiros, armeiros e chapeleiros. A existência dessa aliança foi confirmada em 1523 pelo rei Sigismundo I, o Velho. Em 1528, foram construídos sistemas hidráulicos e banhos municipais em Szydłów. Em 1564, havia 180 casas aqui. 49 delas estavam localizadas na praça do mercado, 75 nas ruas e as 56 restantes nos subúrbios.[6] Havia 110 oficinas de artesanato e 7 mascates na cidade.[6] Uma cervejaria operava em Szydłów. A receita da produção e venda de bebidas alcoólicas era destinada à conservação das muralhas e pavimentação da cidade. Em 1565, uma parte significativa de Szydłów foi destruída pelo fogo. Durante esse período, muitos judeus se estabeleceram em Szydłów. Nos anos de 1534 a 1564, eles construíram uma sinagoga de tijolos. Em 1588, os comerciantes judeus foram equiparados aos comerciantes cristãos. No século XVI, a Irmandade polonesa se instalou na cidade.[8]

Desde a primeira metade do século XVII, houve um declínio gradual da cidade. Em 1630, Szydłów foi incendiada por um destacamento de tropas mercenárias rebeldes. O exército não remunerado, incapaz de penetrar nos muros, incendiou os subúrbios, dos quais uma parte da cidade também se ocupava. A invasão sueca e a invasão de Jorge Rákóczi II causaram enormes danos. Em 1655 a cidade e o castelo foram destruídos. Apenas cerca de 350 sobreviveram de 1 300 habitantes de Szydłów. O número de casas diminuiu para 54 em 1663.[6] Após essa derrota, a cidade não conseguiu se recuperar. Durante a Grande Guerra do Norte, uma epidemia eclodiu em Szydłów e dizimou a população local.

Na segunda metade do século XVIII, as terras da população de Szydłów foi tomada pelo starosta Maciej Sołtyk. Ele também tentou liquidar o conselho municipal. Em 1777, houve um confronto armado no qual participaram 300 habitantes de Szydłów e Pierzchnica e os camponeses vizinhos. Os homens armados conseguiram recuperar as propriedades e a renda roubadas. O starosta era apoiado por Estanislau II Augusto, mas o rei se limitou a advertir a população.

Em 1789, a cidade possuía uma prefeitura de tijolos, 5 moinhos no rio Ciekacka e 196 casas. No entanto, muitas delas foram abandonadas e o castelo local ficou em ruínas.[6] Em 1827, Szydłów tinha 202 casas e 1 556 habitantes.[6]

Em 1793, apesar da perda de sua importância, um tribunal de terras foi estabelecido. Após a terceira partição, Szydłów se encontrou na partição austríaca. Em 1809, a cidade tornou-se a sede do condado no Ducado de Varsóvia. Desde 1815 na partição russa. Em 1850, o condado de Szydłowski foi liquidado e incluído nas fronteiras do condado de Stopnicki. Em 1869, Szydłów perdeu os direitos de cidade.

Em 1929, o assentamento tinha 2 246 habitantes, dos quais cerca de 30% eram judeus. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães criaram um gueto aqui, no qual cerca de 1 000 pessoas foram detidas, posteriormente mortas em campos de concentração. Em 22 de julho de 1944 Szydłów foi ocupada por um ramo do Exército Popular sob o comando de Stanisław Dorosiewicz. A delegacia foi desarmada e os armamentos alemães apreendidos.[9]

Szydłów foi amplamente destruída como resultado da guerra entre 1944 e 1945. Nos anos do pós-guerra, foi reconstruída. Em 1960, Szydłów tinha 1 402 habitantes.[6] Em 1961, o Museu Regional foi inaugurado. Nos anos 1975-1998, a cidade pertenceu administrativamente à voivodia de Kielce.

Calendário de eventos em Szydłów[editar | editar código-fonte]

Monumentos históricos[editar | editar código-fonte]

Castelo em Szydłów
Sinagoga em Szydłów
Museu Regional
  • Um complexo medieval da cidade, muralhas defensivas com ameias e faixas de tiro do século XIV, preservadas por 700 m. Dos três portões que levam à cidade, o Portão de Cracóvia do século XIV foi preservado, cujos andares superiores foram reconstruídos no século XVI no estilo renascentista.
  • Igreja paroquial de São Ladislau do século XIV
  • Igreja gótica de Todos os Santos da virada dos séculos XIV e XV
  • Castelo real do século XIV, reconstruído no século XVI. O edifício principal do castelo, localizado na parte sudoeste, está em ruínas. A parte norte dele é o chamado Skarbczyk erguido no século XVI no lugar de uma torre defensiva. Atualmente, abriga uma biblioteca e o museu regional (coleções arqueológicas, históricas e etnográficas). Um portão de entrada do início do século XVII leva ao interior do complexo. Paredes defensivas com ameias foram reconstruídas no século XX.
  • Ruínas da igreja e hospital do Espírito Santo, do início do século XVI, na antiga Przedmieście Opatowski.
  • Sinagoga do final do Renascimento, do século XVI. No interior, está o preservado Aron Kodesh. Atualmente, a sinagoga abriga um museu com exposições relacionadas à cultura judaica. Esses incluem temas e livros religiosos.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Na cidade, desde 2003, existe um clube de futebol, o GKS Szydłów, jogando na Klasa B.

Referências

  1. a b «Szydłów (Santa Cruz) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 27 de janeiro de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 27 de janeiro de 2020 
  3. Województwo sandomierskie w drugiej połowie XVI wieku.; Cz. 2, Komentarz, indeksy, Varsóvia 1993, p. 82.
  4. «Rozporządzenie Rady Ministrów z dnia 25 lipca 2018 r. w sprawie ustalenia granic niektórych gmin i miast oraz nadania niektórym miejscowościom statusu miasta». prawo.sejm.gov.pl. Consultado em 3 de junho de 2020 
  5. «10 nowych miast w Polsce od 2019 roku» 
  6. a b c d e f g Miasta polskie w Tysiącleciu, przewodn. kom. red. Stanisław Pazyra, T. I, p. 549–550.
  7. M. Pawlikowski, Sądownictwo ziemskie w przedrozbiorowej Rzeczypospolitej, Strzałków 2012.
  8. «Ryszard Kuc Arianie w Szydłowcu, Kurier Ziemi Szydłowskiej Nr 3/2004 p. 18» (PDF) 
  9. Józef Bolesław Garas „Oddziały Gwardii Ludowej i Armii Ludowej 1942 – 1945” Wydawnictwo MON 1971 p. 334.
  10. Galicia. Wydzial Krajowy, ed; Galicia. Archiwum Bernardyskie, Lvov; Galicia. Archiwum Ziemskie, Lvov (1868). «Akta grodzkie i ziemskie z czasów Rzeczypospolitej Polskiej z Archiwum tak zwanego Bernardyskiego we Lwowie w skutek fundacyi Alexandra hr. Stadnickiego, wydane staraniem Galicyjskiego Wydziaau Krajowego». Lwów W Drukarni Zakadu Narod. im. Ossoliskich. Consultado em 3 de junho de 2020 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Leon Kaczmarek (1970). Urzędowe Nazwy miejscowości i obiektów fizjograficznych. 33. Powiat staszowski województwo kieleckie. Varsóvia: Komisja ustalania nazw miejscowości i obiektów fizjograficznych (do użytku służbowego). Z: 33 
  • Słownik geograficzno-krajoznawczy Polski, PWN, Varsóvia 1998
  • Walczak, Piotr, (1976- )., (2006). Turystyczne atrakcje gminy Szydłów Wyd. 2 zmienione ed. Szydłów: Urząd Gminy. OCLC 836302173 
  • Miasta polskie w Tysiącleciu, przewodn. kom. red. Stanisław Pazyra, Zakład Narodowy imienia Ossolińskich, Breslávia – Varsóvia – Cracóvia, 1965–1967

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Szydłów
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.