O Honorável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os prefixos O Honorável e A Honorável (em inglês: The Honourable ou The Honorable, abreviados como "The Hon.", ou antigamente "The Hon'ble"), são títulos honoríficos atribuídos a nomes de pessoas de certas classes sociais. Não deve ser confundido com o prefixo O Muito Honorável.

Uso britânico[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido, todos os filhos e filhas de barões e de viscondes e filhos caçulas de condes recebem o prefixo The Honourable. As filhas e filhos caçulas de duques e marqueses e filhas de condes possuem os títulos de Lord e Lady antes de seus primeiros nomes, e os filhos mais velhos de duques, marqueses e condes são conhecidos pelos títulos de cortesia e subsidiários de seus pais ou mães.

The Honourable também é um título de cortesia; no entanto, em documentos legais, eles são chamados, por exemplo, John Smith, Esq ou The Honourable John Smith. Como esposas de filhos de nobres, as esposas de filhos de barões, de viscondes e de filhos caçulas de condes são chamadas, por exemplo, The Hon. Mrs John Smith.

Algumas pessoas são tituladas com o prefixo em virtude de seus ofícios. Existem regras que permitem a certos indivíduos manter o prefixo The Honourable mesmo depois da aposentadoria.

  • Juízes da Alta Corte e de outras cortes superiores na Commonwealth (se o juiz é um cavaleiro, o título Sir John Smith é usado socialmente ao invés de The Honourable Mr John Smith)
  • Membros de conselhos executivos (e por extensão, cabinetes)
  • Membros do Conselho Privado da Rainha no Canadá

Muitas entidades corporativas também recebem o título The Honourable. Em envelopes, também se escreve o prefixo, mas este só corresponderia meramente a "senhor".

Uso norte-americano[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, o prefixo The Honourable é geralmente utilizado por oficiais do governo. Contudo, há poucas regulações legais do título, que permitem este ser utilizado como um título de cortesia para:

  • Qualquer pessoa eleita a qualquer cargo público em qualquer nível do Governo norte-americano.
  • Todos os juízes, sejam apontados sejam eleitos, com a exceção da maioria dos magistrados locais (em alguns casos, por exemplo, o ministro da polícia).
  • Chefes de departamentos apontados, oficiais de gabinete, membros de conselhos públicos e outros oficiais da série (oficias de governos de condados) em estados e em localidades.
  • Qualquer pessoa apontada pelo Presidente dos Estados Unidos para uma posição sujeita ao Senado (excluindo oficiais militares), incluindo embaixadores, secretários de cabinete, etc.

À parte do prefixo The Honourable, quando formalmente atendendo uma pessoa, Your Honor, ao digerir-se a uma pessoa, é comumente reservado para juízes, ministros, magistrados (que são apresentados assim quando estão na corte). Alguns prefeitos, como o prefeito da cidade de Nova York, que é tecnicamente um magistrado do sistema de corte, são também de forma tradicional estilados com o prefixo.

Outros títulos, como O Muito Honorável e o O Mais Honorável, não são utilizados nos Estados Unidos.