Operação Dulcineia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Operação Dulcineia foi uma operação coordenada por Henrique Galvão e Humberto Delgado, que teve como objetivo principal desviar o paquete português Santa Maria, cheio de passageiros.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Henrique Galvão liderou o assalto ao paquete Santa Maria, chamou-lhe Operação Dulcineia, do título de uma peça de teatro de Carlos Selvagem (Dulcinéa ou a última aventura de D. Quixote, Lisboa: Editorial Aviz, 1943).

A operação[editar | editar código-fonte]

O sequestro ocorreu de 21 para 22 de janeiro de 1961, por um grupo de 23 exilados políticos portugueses e espanhóis - integrantes da Direção Revolucionária Ibérica de Libertação (DRIL) -, que então faziam oposição política aos governos ditatoriais de António de Oliveira Salazar e de Francisco Franco, sob o comando do capitão Henrique Galvão e de Jorge de Soutomayor, desencadeando a chamada Operação Dulcineia. O paquete foi então chamado de "Santa Liberdade".[1] Durante a ação foi assassinado[2] o 3.º piloto, o oficial João José Nascimento Costa. A embarcação acabou por fundear no porto do Recife, no Brasil, em 2 de fevereiro seguinte.

Um dos oficiais de bordo ofereceu resistência e foi morto a tiro; os restantes renderam-se. O paquete mudou de rumo e partiu em direcção a África. Henrique Galvão queria dirigir-se à ilha espanhola de Fernando Pó, no golfo da Guiné, e a partir daí atacar Luanda, que seria o ponto de partida para o derrube dos governos de Lisboa e Madrid. Um plano megalómano e quixotesco, condenado ao fracasso, mas que chamaria as atenções internacionais para a ditadura salazarista.

As coisas começaram a complicar-se quando o navio foi avistado por um cargueiro dinamarquês, que avisou a guarda costeira americana. Daí até à chegada dos navios de guerra foi um ápice. Vendo que tudo estava perdido, Henrique Galvão decidiu rumar ao Recife e render-se às autoridades brasileiras, pedindo asilo político, que foi aceite.

Outros participantes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O assalto ao ‘Santa Maria’ inː http://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/o-assalto-ao-santa-maria/ Consultado em 16 mai 2017.
  2. O assalto ao ‘Santa Maria’, eficaz golpe publicitário. Inː Diário de Notícias, 13 set 2014. Disponível emː http://150anos.dn.pt/2014/09/13/o-assalto-ao-santa-maria-eficaz-golpe-publicitario/ Arquivado em 26 de outubro de 2016, no Wayback Machine. Consultado em 16 mai 2017.
  3. Thurow, Ane Cristina; Charão, Caroline De Souza; Mortagua, Eloiza De Oliveira; Souza, Luciano Dias de Mattos (15 de março de 2018). «Bem-Estar Espiritual e Religião em Doutorandos de Universidade Comunitária». Revista de Psicologia da IMED. 9 (2). 77 páginas. ISSN 2175-5027. doi:10.18256/2175-5027.2017.v9i2.2169 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.