Bioco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bioko)
Bioco
Capital Malabo
População 130.000 habitantes
Censo 2005
Área 2.017 km²
Densidade hab/km²
Governador
ISO 3166-2
Mapa
Praia de Arena Blanca.
Vista de satélite da ilha de Bioco.

Bioco[1] ou Bioko é a ilha principal da Guiné Equatorial, localizada no Golfo da Guiné, muito perto da costa dos Camarões e (um pouco mais longe) da Nigéria. Anteriormente designada por Ilha Macias Nguema Biyogo, e antes disso por ilha de Fernão do Pó[2] também conhecida como Fernando Pó, Bioco tem uma área de 2 018 km² e cerca de 130 000 habitantes (em 2005).

É um dos territórios vizinhos de São Tomé e Príncipe. Sua principal cidade é Malabo, capital da Guiné Equatorial. O relevo é dominado por dois vulcões: no centro da ilha, o Pico Basilé, com mais de 3000 m de altitude; a sul, o vulcão San Carlos, acima dos 2200 m.

A ilha foi possessão portuguesa entre 1474 e 1778, quando foi cedida a Espanha pelo Tratado de El Pardo em troca de terras espanholas na América do Sul, que seriam posteriormente anexadas ao Brasil (faixas de terras do atual Rio Grande do Sul).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Correia, Paulo (Outono de 2019). «Um década de nova toponímia» (PDF). a folha - Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. N.º 61. pp. 7–13. Consultado em 17 de janeiro de 2020 
  2. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bioco
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Guiné Equatorial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre antigos territórios e colónias do Império Português é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.