Ordem de Kutuzov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ordem de Kutuzov
Ordem de Kutuzov
Order of Kutuzov.jpg
Classificação
País  União Soviética  Rússia
Criação 29 de julho de 1942
Tipo três classes
Agraciamento Militar
Condição ativa
Histórico
Premiados 7,322+
Hierarquia
Inferior à Ordem de Suvorov
Equivalente à Ordem de Nakhimov (Marinha)
Superior à Ordem de Alexander Nevsky
Imagem complementar Order kutuzov1 rib.png
Barreta

A Ordem de Kutuzov (em russo: Орден Кутузова) é uma condecoração militar tanto do período soviético como da atual Rússia, que leva o nome de uma famoso Marechal-de-Campo russo: Mikhail Illarionovich Golenishchev-Kutuzov (1745-1813).

Criada no dia 29 de julho de 1942 (durante a Guerra Alemã-Soviética), pela Decisão do Presidente da Soviete Supremo da União Soviética, a ordem foi criada para premiar oficiais sêniors do Exército Vermelho que executaram grandes evasões de ataques inimigos e contra-ataques com sucesso. A Ordem de Kutuzov foi preservada após a dissolução da URSS e continua sendo uma das condecorações militares mais altas da Rússia.

A Ordem de Kutuzov foi estabelecida em três diferentes classes: 1°, 2° e 3° classe. O General Ivan Galanin, que se destacou durante a Batalha de Stalingrado, foi o primeiro a receber a primeira classe da Ordem de Kutuzov. Durante a Guerra Alemã-Soviética, 669 condecorações de primeira classe foram entregues. Juntamente com os comandantes dos frontes e exércitos, a ordem de primeira classe também premiou a Fábrica de Tratores Chelyabinsk em 1945, como reconhecimento de sua enorme contribuição (e de seus trabalhadores) na derrota da Alemanha Nazista.

A 2° classe condecorou 3,325 comandantes de brigadas, divisões e batalhões.

A 3° classe condecorou comandantes de regimentos, chefes de grupos, comandantes de companias e batalhões, sendo criada posteriormente, em 8 de fevereiro de 1943. Ela já foi distribuída 3,328 vezes.