Ordem da Revolução de Outubro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ordem da Revolução de Outubro
Ordem da Revolução de Outubro
Classificação
País  União Soviética
Histórico

A Ordem da Revolução de Outubro (em russo: Орден Октябрьской Революции, translit. Orden Oktiabriskoi Revoliutsii) foi uma condecoração civil e militar soviética, instituída em 31 de outubro de 1967, a tempo do 50º aniversário da Revolução de Outubro. Foi conferida a indivíduos ou grupos por serviços prestados ao avançamento do comunismo, ou em melhorar as defesas da União Soviética, nos âmbitos militar e civil. É a segunda ordem civil soviética mais importantes, depois da Ordem de Lênin.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A insígnia da Ordem consistia em um distintivo, que era uma estrela vermelha com raios dourados entre os braços; no centro havia um pentágono com a imagem do cruzador Aurora participando da Revolução de Outubro. Acima disso, havia uma bandeira vermelha com as palavras "Revolução de Outubro" em russo. Um emblema de martelo e foice foi colocado na parte inferior. O emblema devia ser usado no lado esquerdo do peito, com uma fita vermelha com cinco listras azuis no centro.

O Aurora foi ele próprio premiado com a Ordem, o único navio a tê-la recebido. Unidades militares e instituições que receberam a condecoração podiam adicionar o nome da ordem ao seu próprio nome.

Barreta[editar | editar código-fonte]

Barreta da Ordem.

A barreta da Ordem da Revolução de Outubro é constituída de cinco linhas azuis escuras sobre um fundo vermelho. A barreta era mais comumente usada no uniforme de campo.

Referências

  1. Presidential Library (2019). «THE ORDER OF THE OCTOBER REVOLUTION ESTABLISHED». Presidential Library. Consultado em 24 de fevereiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]