Organização do Tratado de Segurança Coletiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Organização do Tratado de Segurança Coletiva
Организация Договора о Коллективной Безопасности (em russo)
(OTSC)
Organização do Tratado de Segurança Coletiva
Bandeira da Organização do Tratado de Segurança Coletiva

Países membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva
Tipo Aliança militar
Fundação 15 de maio de 1992 (31 anos)
Sede Moscovo,  Rússia
Membros 7 membros
 Armênia
 Bielorrússia
Cazaquistão
 Quirguistão
 Rússia
Tajiquistão
 Uzbequistão
Línguas oficiais russo
Secretário Geral Nikolai Bordyuzha
Sítio oficial http://dkb.gov.ru/

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC; em russo: Организация Договора о Коллективной Безопасности), também conhecida como Organização do Tratado de Cooperação e Segurança ou simplesmente Tratado de Tashkent (Ташкентский договор), é uma aliança militar intergovernamental assinada em 15 de maio de 1992. Em 7 de outubro de 2002, os presidentes da Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tadjiquistão assinaram uma ratificação em Tashkent, fundando oficialmente a OTSC. Na ocasião, Nikolai Bordyuja foi nomeado secretário-geral da nova organização.

Em 23 de junho de 2006 o Uzbequistão se tornou um membro integrante da OTSC, e sua participação foi oficializada pelo parlamento uzbeque em 28 de março de 2008.[1] A organização é atualmente um membro-observador da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

A carta de intenções da OTSC reafirmou o desejo de todos os Estados participantes de se abster da utilização ou da ameaça do uso da força. Os signatários não podem participar de outras alianças militares, ou quaisquer outros grupos de Estados, e estipula que qualquer agressão contra um dos membros deve ser vista como uma agressão contra todos. A OTSC realiza exercícios militares conjuntos anualmente, como forma de melhorar a cooperação entre os integrantes da organização. O maior destes exercícios foi o realizado o conhecido como "Rubej 2008", na Armênia, onde um total de 4000 homens de todos os sete países constituintes da OTSC conduziram treinamentos operativos, estratégicos e táticos, com ênfase na melhoria da eficiência do elemento de segurança coletiva da parceria.[2]

A OTSC utiliza um sistema de 'presidência rotatória', na qual o país responsável pela liderança da aliança é alternado anualmente. A Bielorrússia ocupa atualmente a presidência da organização.

Ver também

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.