Otago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Otago
Flag of Otago.svg
Bandeira de Otago
Position of Otago.png
Localização da região de Otago na Nova Zelândia
Conselho Regional
Nome: Otago Regional Council
Presidente: Stephen Cairns
População: 203.500 - 30/06/2008
Área: 31.476 km²
Densidade: 6,47
Website: http://www.orc.govt.nz
ISO 3166-2: NZ-OTA
Cidades
Cidades: Dunedin
Vilas: Queenstown, Alexandra, Cromwell, Oamaru, Palmerston, Wanaka, Frankton, Middlemarch, Lawrence, Balclutha, Brighton, Mosgiel, Milton, Waikouaiti, Moeraki
Autoridades Territoriais
Nomes: Dunedin City
Central Otago District
Queenstown Lakes District
Waitaki District

Otago Loudspeaker.svg? pronúncia é uma região da Nova Zelândia situada na parte sudeste da Ilha Sul. Tem uma área de aproximadamente 32.000 km², o que a converte na segunda maior região do país. No censo de 2001, a população foi estimada em 181.542 habitantes.

O nome "Otago" procede da versão inglesa da palavra do dialecto maori Kai Tahu, "Otakou". A vila de Otakou na Península Otago foi uma base baleeira durante os primeiros anos do povoamento europeu na costa leste de Murihiku, à volta de 1840.

As maiores localidades incluem Dunedin (a principal cidade da região), Oamaru (famosa graças a Janet Frame), Balclutha, Alexandra, e os centros turísticos de Queenstown e Wanaka. Kaitangata em South Otago possui uma importante mina de carvão. Os rios Waitaki e Clutha también geram uma importante quantidade de energia hidroeléctrica.

A primeira universidade da Nova Zelândia, a Universidade de Otago foi fundada em 1869 como universidade provincial de Dunedin.

A área de Central Otago produz vinhos de excelente qualidade, feitos com variedades como Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, e Riesling.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nova Zelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.