Otfried von Weißenburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Otfried von Weißenburg
Otfried von Weißenburg
Relief en pierre représentant le poète Otfried de Wissembourg
Nascimento 790
Morte 875
Cidadania Alemanha
Ocupação poeta, escritor, tradutor, sacerdote, bibliotecário
Obras destacadas Liber evangeliorum

Otfrid ou Otfried von Weißenburg (c. 790 — c. 875) é considerado o primeiro poeta, cujo nome nos foi transmitido, a escrever em alto alemão antigo. Sugere-se, através do dialeto de seus escritos, que ele era natural do sul da região hoje conhecida como Palatinado (Pfalz) na Alemanha.[1] Seu nome indica sua proveniência, da cidade, hoje francesa, de Wissembourg, na Alsácia.

Vida[editar | editar código-fonte]

Otfrid estudou por volta de 830 no mosteiro de Fulda com Rabanus Maurus, abade de 822 a 841/842 e sábio da Francônia, tendo sido consagrado padre no mesmo ano. Ocupou, então, provavelmente uma posição elevada na capela da côrte de Ludovico, o Germânico.[2] A partir de 847 Otfrid se estabelece novamente em Weißenburg, onde trabalha como escrivão (documentário), bibliotecário, exegeta e professor de gramática.

Obra[editar | editar código-fonte]

Sua principal obra é o Liber evangeliorum, um poema épico bíblico escrito em alto alemão antigo com influência do dialeto do sul da Renânia-Palatinado. O poema é composto por 7104 versos (do tipo Langzeile ou verso longo) dispostos ao longo de 140 capítulos e agrupados em cinco livros. O texto nos foi transmitido através de quatro códices, dentre eles o Codices Palatini latini (Cod. Pal. lat.) que se encontra em Heidelberg.

Otfrid escreveu ainda uma série de comentários da Bíblia em latim, compilados de outros comentários.

Importância[editar | editar código-fonte]

Sua importância reside no fato de ter sido o primeiro a reescrever em outra língua (a língua da Francônia, fränkisch) o conteúdo dos evangelhos, até então disponíveis apenas nas três línguas sagradas (hebraico, grego e latim).

Otfrid é considerado, ainda, o iniciador da tradição literária alemã, até hoje presente, da rima externa, que toma lugar do verso aliterativo.[3]

Referências

  1. Ernst, Ulrich. Otfrid von Weißenburg. In: Lexikon des Mittelalters, Band 6, Spalte 1557 ff.
  2. Weddige, Hilkert. Einführung in die germanistische Mediävistik. 2009.
  3. Bein, Thomas. Textkritik. Peter Lang, 2008. P. 50.

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Horst Brunner: Geschichte der deutschen Literatur des Mittelalters im Überblick (= Reclam Universal-Bibliothek, Band 9485). Stuttgart 1997. ISBN 3-15-009485-2
  • Ulrich Ernst: Otfrid von Weißenburg. In: Lexikon des Mittelalters, Band 6, Spalte 1557 ff.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]