Outland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Outland
Outland - Atmosfera Zero (PT)
Outland - Comando Titânio (BR)
 Reino Unido
1981 • cor • 109 min 
Direção Peter Hyams
Roteiro Peter Hyams
Elenco Sean Connery
Peter Boyle
Frances Sternhagen
James Sikking
Kika Markham
Clarke Peters
Steven Berkoff
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Outland (no Brasil Outland: Comando Titánico) é um filme de ficção científica britânico de 1981, estrelado por Sean Connery. Foi descrito como um "faroeste espacial", tendo uma influência óbvia de High Noon.

O título de trabalho do filme era "Io" (lua de Júpiter, local onde transcorre a ação); o nome teve de ser mudado porque muitas pessoas liam o título como o número 10.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O protagonista do filme é o delegado federal O'Niel (Connery) que acabou de chegar para cumprir uma temporada de um ano de serviço na base de mineração Con Am 27, em Io. Enquanto ele sente-se responsável pelo cumprimento da lei e da ordem (até por sua própria conta, se necessário), sua esposa não compartilha de suas obrigações morais e deseja levar o filho de ambos, Paul, de volta para a Terra. Ela acha que ele possui o direito de ter uma "infância normal", uma que ele nunca terá se crescer em ambientes artificiais como Con Am 27.

Sheppard (Boyle), o gerente de Con Am 27, faz parte de um grupo de narcotraficantes que fornece uma anfetamina denominada "polydichloric euthimal" aos mineiros, para manter os níveis de produção elevados. Infelizmente, o uso contínuo da droga causa alucinações e comportamento psicótico, resultando em inúmeros acidentes fatais, como um mineiro que abre o capacete de seu traje espacial e morre por descompressão explosiva, e outro que entra num elevador para a superfície sem qualquer proteção, morrendo de forma igualmente espetacular.

Quando O'Niel investiga e descobre os fornecedores de drogas, coloca sua vida em risco. Sua esposa o confronta e exige saber de que poderia valer a pena sacrificar a vida quando se tem uma família. Incapaz de entender os motivos dele para ficar e fazer justiça, ela compra passagens para o shuttle semanal e parte com o filho, deixando para O'Niel uma vídeo-mensagem onde implora que ele volte com eles para a Terra.

O'Niel confronta Sheppard, mas o gerente presunçosamente diz-lhe que ninguém deseja que o fornecimento de drogas seja interrompido. A produção está elevada, os trabalhadores estão satisfeitos, a empresa está satisfeita, e que, portanto, Shepperd está satisfeito. O'Niel discorda e dedica-se a tarefa de derrubar o gerente corrupto, prendendo os traficantes de drogas e desmascarando todo o esquema. Todavia, embora os traficantes sejam presos, um deles é assassinado enquanto estava numa cela de prisão sem atmosfera.

Sheppard, ao ser confrontado uma segunda vez, dá o clássico aviso à O'Niel: "você é um homem morto!" e faz contato com dois assassinos que virão no shuttle de ligação para matar o delegado. Auxiliado apenas pela médica da estação (Sternhagen), O'Niel entra numa caçada de gato-e-rato através da base e sobrevive.

O'Niel então dispensa um pouco de "justiça da fronteira" dando um murro na cara do gerente corrupto. Sheppard, recuperando-se do nariz quebrado, recorda-se do alerta que recebeu, de que se o delegado não morresse, o próximo assassino certamente iria em busca dele. O filme termina com uma mensagem enviada por O'Niel para sua mulher, de que ele iria se juntar a ela e ao filho na viagem de volta à Terra.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.