Portal:Exploração espacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal da
Exploração espacial
 ver · editar Exploração espacial


O ônibus espacial Discovery preparado para o seu lançamento na missão STS-114.
O ônibus espacial Discovery preparado para o seu lançamento na missão STS-114.

Exploração espacial é o conjunto de esforços do homem que visão a exploração espaço e seus corpos celestes. Enquanto o estudo do espaço, estrelas, dentre outros astros, é realizada principalmente por astrônomos com instrumentos materiais, a exploração física do espaço é realizada tanto por sondas robóticas não tripuladas, quanto por voos espaciais tripulados. Os corpos celestes e astros sempre foram motivo de grande fascinação na humanidade. Há registros de gregos, mesopotâmicos e astecas descrevendo vários acontecimentos celestes. Há também vários cientistas deram grandes contribuições para que o sonho de explorar o espaço pudesse se tornar realidade, como o russo Konstantin Tsiolkovsky, o alemão Hermann Oberth e o estadunidense Robert Goddard. Antes e durante a Segunda Guerra Mundial não havia um esforço conjunto que tinha por objetivo a exploração física do espaço. Mas foi realmente durante a Guerra Fria, com o início da Corrida Espacial, que Estados Unidos e União Soviética buscaram consideravelmente superioridade uma da outra na exploração do espaço, exploração que nunca antes se tinha visto.

 ver · editar Artigo selecionado


O acidente do ônibus espacial Columbia ocorreu no dia 1 de Fevereiro de 2003, durante a fase de reentrada na atmosfera terrestre, a apenas dezesseis minutos de tocar o solo no regresso da missão STS-107, causando a destruição total da nave e a perda dos sete astronautas que compunham a tripulação. Esta missão de cariz científico teve a duração de dezasseis dias ao longo dos quais foram cumpridas com sucesso, as cerca de oitenta experiências programadas.

Momentos após a desintegração do Columbia, milhares de destroços em chamas caíram sobre uma extensa faixa terrestre, essencialmente no estado do Texas, e na Louisiana, alguns dos quais atingiram casas de habitação, empresas e escolas. Afortunadamente entre a população ninguém ficou ferido.

A recolha dos destroços prolongou-se de forma intensiva até meados de Abril daquele ano, ao longo de 40 000 km² dos quais 2850 km² percorridos a pé, e os restantes utilizando meios aéreos ou navais junto à linha costeira da Califórnia. Foram recolhidos 83 mil pedaços do Columbia, correspondentes a 37% da massa total da nave, entre os destroços encontravam-se também parte dos restos mortais dos astronautas.

 ver · editar Biografia selecionada


Neil Armstrong
Neil Armstrong

Neil Alden Armstrong (5 de agosto de 1930 - 25 de agosto de 2012) foi um astronauta norte-americano, piloto de testes, formado com mestrado em engenharia aeronáutica, foi professor de universidade e ficou conhecido por ser a primeira pessoa a caminhar na Lua no comando da Apollo 11, no dia 20 de julho de 1969. Armstrong iniciou sua carreira na Marinha dos Estados Unidos como piloto de caça na Guerra da Coreia. Armstrong também acumulou mais de 2.400 horas de voo em 900 voos em mais de 200 modelos diferentes de aeronaves, incluindo jatos, foguetes, planadores e os famosos aviões Bell X-1 e X-15.

Armstrong entrou para a NACA, agência antecessora a NASA, em 1962, onde, como astronauta, comandou a Gemini VIII, a sexta missão tripulada do Programa Gemini que realizou a primeira acoplagem na órbita da Terra entre duas naves espaciais. Três anos depois da Gemini VIII, Armstrong escreveu seu nome na história quando, juntamente com Buzz Aldrin, durante a Apollo 11, permaneceram por aproximadamente duas horas e trinta minutos na superfície lunar, onde recolheram 21 quilos de rochas e fincaram a bandeira dos Estados Unidos, enquanto o também astronauta Michael Collins, o terceiro membro da tripulação da Apollo 11, permanecia na órbita da Lua a bordo do módulo de comando.

 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Neste dia: 28 de abril


 ver · editar Categorias
Colabore!
Colabore!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a exploração espacial dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre a exploração espacial.