Overboard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Overboard
Pela borda fora (PRT)
Um salto para a felicidade (BRA)
Overboard
 Estados Unidos
1987 •  cor •  112 min 
Gênero comédia romântica
Direção Garry Marshall
Produção Roddy McDowall
Nick Abdo
Alexandra Rose
Anthea Sylbert
Roteiro Leslie Dixon
Elenco Goldie Hawn
Kurt Russell
Edward Herrmann
Katherine Helmond
e Roddy McDowall
Música Alan Silvestri
Randy Newman (tema do título final)
Cinematografia John A. Alonzo
Edição Dov Hoenig
Sonny Baskin
Distribuição Metro-Goldwyn-Mayer
Lançamento Estados Unidos 16 de dezembro de 1987
Portugal 15 de julho de 1988
Idioma inglês
francês
Receita US$ 26,713,187

Overboard (br: Um salto para a felicidade / pt: Pela borda fora) é um filme de comédia romântica estadunidense de 1987 estrelado por Goldie Hawn e Kurt Russell.[1] Ele foi dirigido por Garry Marshall, produzido por Roddy McDowall, e vagamente inspirado no filme italiano de 1974 Swept Away. Por sua vez, Overboard foi adaptado em 2006 na série de televisão da Coreia do Sul, Couple or Trouble. Nos últimos anos, o filme tornou-se popular através da televisão por cabo e ganhou um status de filme cult.

Sinopse

Rica herdeira Joanna Stayton (Goldie Hawn) está acostumado a viver a vida dos ricos ociosos e mimada com seu marido Grant Stayton III (Edward Herrmann). Quando seu iate fica preso no povoado rural de Elk Cove, Oregon, para reparos, Joanna passa o tempo com a contratação do carpinteiro Dean Proffitt (Kurt Russell) para remodelar seu armário. Dean coloca-se com a atitude rude e exigente de Joanna, apenas para tê-la recusar-se a pagá-lo, porque ela não gosta do tipo de madeira que ele usou. Quando ele exige o pagamento, ela empurra-lo ao mar, juntamente com suas ferramentas. Naquela noite, Joanna cai ao mar enquanto procura seu anel de casamento no convés, desenvolve amnésia, é resgatado por uma barcaça de lixo e levado para o hospital local. Grant vai para pegá-la, mas depois de ver seu estado mental e maus-tratos dos funcionários, ele nega conhecê-la e retorna para o iate como um solteirão para embarcar em uma série de festas com mulheres mais jovens. Depois de ver a sua história no noticiário local, Dean, um viúvo que vive em desordem caipira, com quatro filhos pequenos, decide buscar a sua vingança e resolver seus próprios problemas internos, tirando partido da situação. Ele vai para o hospital e diz a Joanna que ela é Annie, sua esposa há 13 anos e mãe de seus filhos. Ele convence o pessoal de sua identidade, revelando uma pequena marca de nascença em sua nádega, o que ele viu durante a reforma, quando ela estava vestindo um maiô revelador. Involuntariamente convencida, ela relutantemente vai com ele para sua casa.

Em primeiro lugar, Joanna tem dificuldade em lidar com os meninos de Dean e a pesada carga de tarefas, incluindo cozinhar, lavar roupas em uma banheira, cuidar de animais, limpeza, e ainda tem que dormir no sofá. Ela logo se adapta à sua nova vida como uma dona de casa, e começa a se apaixonar por Dean e seus filhos. Dean está secretamente trabalhando em dois empregos e Joanna lida com questões dos meninos da escola, problemas familiares e desafios ligados a dinheiro com sabedoria e graça considerável. Vendo a luta de Dean, ela usa seu conhecimento de coisas como as Sete Maravilhas do Mundo, ajudando a elaborar planos para um campo de minigolfe com base em seus projetos compartilhados. Embora Dean também se apixone por Joanna, ele não joga limpo com ela sobre estar sendo usada como uma mãe, com medo de ela deixá-los. Mesmo quando ele tenta contar a verdade quando ela descobre uma calcinha com monograma de sua vida anterior, o que a faz achar que ele está tendo um caso, um amigo, Billy Pratt (Michael G. Hagerty), diz que pertencia a uma garota que ele conheceu.

Enquanto isso, cedendo à pressão da mãe de Joanna, Edith (Katherine Helmond), Grant relutantemente retorna a Elk Cove para recuperar sua esposa. A memória de Joanna retorna ao vê-lo. Ela fica chocada e magoada quando percebe que Dean usou-a durante meses. Ela retorna com Grant ao iate onde sua mãe e Dr. Korman, psiquiatra atrapalhado da família, estão à espera. Joanna descobre como sua antiga vida era abafado e pretensiosa. Uma noite, depois de fazer tiros de Tequila com a equipe, Joanna se volta para Andrew (Roddy McDowall), seu fiel mordomo, e pede desculpas por seu mau tratamento depois de todas as coisas que ele tinha feito por ela no passado. Andrew responde que ele está ao mesmo tempo surpreso e satisfeito com o pedido de desculpas. Ele observa que, ao contrário da maioria das pessoas, Joanna teve a oportunidade de ver a vida de uma estação diferente daquela na qual ela nasceu. Ele não diz o que ela deve fazer, mas se limita a afirmar que ela é a única que pode decidir como usar a nova perspectiva.

Percebendo como estava feliz com Dean e as crianças, e quão egoísta e mimada ela era em sua vida anterior, ela comanda o barco e volta para Elk Cove. Quando o neurótico e egoísta Grant descobre, tem delírios de grandeza e acusa a esposa de motim, admite que nunca a amou e comanda o navio mesmo. Enquanto isso, Dean e os meninos partem para buscar Joanna de volta com a ajuda do amigo de Billy na Guarda Costeira. Quando eles se aproximam do iate, Joanna e Dean pulam no mar e se reunem na água. Um Grant indignado realmente tenta matá-la com um arco e flecha, acusando-a de motim por abandonar o barco, apenas para ser lançado na água por Andrew que, prontamente, pede demissão. Com segurança a bordo da embarcação menor, Joanna, tendo deixado, mas não oficialmente se divorciado de Grant, revela a Dean que o iate e o dinheiro são realmente dela, não de Grant. Horas mais tarde, enquanto os meninos estão fazendo suas listas de Natal (devido à sua riqueza súbita), Dean pergunta a Joanna: "O que eu poderia dar-lhe que você já não tem?" Joanna olha para os meninos e sorri para Dean, então, responde: "Uma menina."

Elenco

Goldie Hawn, estrela do filme Overboard
  • Katherine Helmond .... Edith Mintz
  • Mike Hagerty .... Billy Pratt
  • Roddy McDowall .... Andrew
  • Jared Rushton .... Charlie Proffitt
  • Jeffrey Wiseman .... Joey Proffitt
  • Brian Price .... Travis Proffitt
  • Jamie Wild .... Greg Proffitt
  • Frank Campanella .... capitão Karl
  • Henry Alan Miller .... Dr. Norman Korman

Recepção

Bilheteria

O filme foi geralmente considerada um sucesso moderado, arrecadando cerca de 27 milhões dólares no mercado interno,[2] mas retornou ao lucro através da televisão por cabo. [3]

Discografia

O CD da trilha sonora composta por Alan Silvestri está disponível no Music Box gravadora ( website ).

Principais prêmios e indicações

Predefinição:Portal-cinema Young Artist Awards 1989 (EUA)

  • Indicado nas categorias de Melhor Filme de Comédia para a Família e Melhor Ator Jovem em Filme - Comédia / Fantasia (Jamie Wild).

Curiosidades

  • O ator Hector Elizondo e o próprio diretor Garry Marshall aparecem em pontas no filme.
  • Goldie Hawn faz par romântico na tela com Kurt Russell, seu companheiro na vida real.

Referências

Ligações externas