Língua páli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Páli)
Ir para: navegação, pesquisa
Páli (पाऴि)
Falado em: Sri Lanka, Myanmar, Tailândia, Camboja, Laos, Vietname, Índia, Nepal, Bangladesh
Extinção: Sem falantes nativos,usado como língua literária e litúrgica
Família:
 Indo-Iraniana
  Indo-Ariana
   Páli
Escrita: várias escritas, como Bengali, brimanês, Devanāgarī, Khmer, Lao, alfabeto latino, Sinhala, Thai, Lanna
Códigos de língua
ISO 639-1: pi
ISO 639-2: pli
ISO 639-3: pli

Se foi redirecionado para esta página e não é a que procura, consulte: Pali (desambiguação).

O páli (पाऴि, transl. pāḷi. Significa "linha, norma, escritura canônica, texto budista".[1] ) é uma língua litúrgica utilizada na escola Teravada do budismo. Pertence ao tronco linguístico indo-europeu. Foi criado por Sidarta Gautama, o fundador do budismo, por volta do século 5 a.C., para redigir seus sermões, a partir do magádi popular, que era uma forma não erudita (ou prácrito) do magádi utilizada pelas pessoas mais pobres do antigo Reino de Mágada.[1] Pode-se dizer que o páli é uma forma simplificada de sânscrito. A sua fama advém de ser a língua na qual foram registradas as escrituras do budismo theravada, conhecidas como o cânon páli, no Sri Lanka no século I a.C.. A língua teve representação escrita numa variedade de sistemas de escrita, do brahmi ao devanagari e outros sistemas de escrita índicos até uma forma romanizada desenvolvida por T. W. Rhys Davids, da Pali Text Society.

Alguns budistas da escola Teravada acreditam que o páli foi a língua falada por Buda. Entretanto, é incerto se ela sequer chegou a ser de fato uma língua falada. Muitos pesquisadores mantêm que era uma língua puramente literária criada a partir de alguns dialetos hindus, sendo o magadhi (língua do Reino de Mágada) um dos mais prováveis ancestrais.

Referências

  1. a b Darmapada: a doutrina budista em versos. Tradução de Fernando Cacciatore de Garcia. Porto Alegre, RS. L&PM Editores. 2010. p. 33.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.