Pai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Um só Deus e Pai de todos" (Ef. 4:6)
Rudolf von Arthaber, com sua família. Pintura de Friedrich von Amerling, 1885[1]

Pai (do latim patre;[2] também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador[3] ) é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco.[2] [3] [4] A paternidade dá-se pela ancestralidade biológica (isto é, a partir da fertilização), proveniente do casamento, da união estável e/ou da relação monoparental como estado de parentesco.[5] Ainda há também a possibilidade legal de paternidade a partir da adoção ou técnicas de reprodução assistida.[5]

Comumente, o termo assume um cunho religioso, proveniente da igreja cristã[6] e da judaica,[7] sendo um dos epítetos de Deus. Também é a primeira pessoa da Santíssima Trindade[8] e é usado para se referir a padres, a partir da origem da palavra. 'Pai' também é uma forma de chamar o cacique de uma tribo indígena.[2]

Todos os anos, em pelo menos treze países é celebrado o Dia dos Pais.[9] A comemoração se originou nos Estados Unidos, em 1910, partida da ideia de Sonora Louise Smart Dodd,[10] entretanto, apenas foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972,[11] como sendo no terceiro domingo de junho. Porém, a data varia de país para país, tendo a maioria adotado no mês de junho.[9]

Em uma família típica, o pai torna-se responsável pela educação e criação de seus rebentos e o sustento da família. Esta responsabilidade provém do século XIX, onde assumia inteiramente o poder econômico, à posição pública do homem e à posição de autoridade masculina,[12] sendo visto como o chamado "pai-professor-patrão".[12] No século XX, já o cenário familiar se alterara, dando espaço para as mães assumirem parte do controle financeiro, baseado em um modelo capitalista, individualista.[13]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Na língua portuguesa, a palavra pai é proveniente do latim pater (também interpretado como pátre, patris).[2] O termo possui vínculos com a palavra padre,[14] [15] tendo ramos e origens semelhantes, a partir do costume de se chamar o clérigo de pai.

Referências

  1. The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3-936122-20-2. Distribuido por DIRECTMEDIA Publishing GmbH.
  2. a b c d Dicionário Michaelis, edição online, por Universo Online. Definição de "Pai" - UOL Michaelis (em português). Página visitada em 24 de julho de 2009.
  3. a b Dicionário Priberam de Língua Portuguesa. Definição de "Pai" - Priberam (em português). Página visitada em 24 de julho de 2009.
  4. Dicionário de Português. O que é pai. Dicionário de Português - Seu Dicionário Online (em português). Página visitada em 24 de julho de 2009.
  5. a b Revista Âmbito Jurídico. Revista Âmbito Jurdíco® - Direito à ancestralidade genômica (PDF) (em português). Página visitada em 24 de julho de 2009. "A legislação brasileira acolhe a filiação biológica, oriunda do casamento, da união estável e da relação monoparental como estado de parentesco; e ainda a filiação não biológica, derivada da adoção ou de técnicas de reprodução assistida."
  6. ACI Digital. Catecismo :: ACI Digital (em português). Página visitada em 26 de julho de 2009.
  7. Relações Judaicas-Cristãs. Relacionamentos Judaicos-Cristãos (em português). Página visitada em 26 de julho de 2009.
  8. ACI Digital. Santíssima Trindade :: ACI Digital (em português). Página visitada em 26 de julho de 2009.
  9. a b Itu.com.br. O Dia dos Pais em outros países (em português). Página visitada em 27 de julho de 2009.
  10. Portaldafamília.org.br. A origem do Dia dos Pais (em português). Página visitada em 27 de julho de 2009.
  11. Brasilescola.com. Dia dos Pais (em português). Página visitada em 27 de julho de 2009.
  12. a b Abrapso.org.br. Família e paternidade: o papel do pai na criação dos filhos (em português). Página visitada em 28 de julho de 2009.
  13. Scielo. Psicologia: Teoria e Pesquisa - Continuidades e Rupturas no Papel da Mulher Brasileira no Século XX (em português). Página visitada em 28 de julho de 2009.
  14. Artigo padre no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
  15. Dicionário Michaelis, edição online, por Universo Online. Definição de "Padre" - UOL Michaelis (em português). Página visitada em 31 de julho de 2009.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pai
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete pai.
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.