Palácio da Deputação Foral da Biscaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palácio da Deputação Foral da Biscaia
Palacio de la Diputación Foral de Vizcaya, Bizkaiko Foru Aldundiaren jauregia
Estilo dominante Eclético
Arquiteto Luis Aladrén
Inauguração 1 de julho de 1900 (114 anos)
Função atual Sede da Deputação Foral da Biscaia
Património
Classificação nacional Bem de Interesse Cultural
Geografia
País  Espanha, País Basco
Cidade Bilbau
Coordenadas 43° 15' 43" N 2° 55' 55" O
Localização em Bilbau
Palácio da Deputação Foral da Biscaia está localizado em: Bilbau
Palácio da Deputação Foral da Biscaia
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Palácio da Deputação Foral da Biscaia

O Palácio da Deputação Foral da Biscaia (em espanhol: Palacio de la Diputación Foral de Vizcaya; em basco: Bizkaiko Foru Aldundiaren jauregia) é o edifício onde está sediada a Deputação Foral da Biscaia, o ramo executivo da administração da província da Biscaia. Situa-se na Gran Vía da capital provincial, Bilbau, no País Basco, Espanha. É uma edificação isolada[a], de planta retangular, aspeto sólido e majestoso, projetado no final do século XIX por Luis Aladrén em estilo eclético e inaugurado em 1 de julho de 1900, no qual foram usados elementos de diversos estilos históricos e em que sobressai uma grande preocupação com a composição das fachadas e do aspeto ornamental.

A fachada principal, na Gran Vía, tem um corpo avançado em relação à linha de fachada, que inclui um alpendre de entrada sobre o qual se dispõe uma varanda onde sobressai um escudo. No interior, a escadaria principal distribui e organiza as diferentes dependências.

A riqueza ornamental está presente tanto no exterior (silhar trabalhado em ponta de diamante) como no interior, onde se conservam numerosas obras de arte, mobiliário exuberante e decorações pictóricas nas paredes e tetos. Dentre as salas, destaca-se o chamado salão do trono, com duas pinturas murais de Echenagusia Errazquin (1844-1912), um pintor basco natural de Fuenterrabía. Estas pinturas, intituladas Juramento de los Fueros e Pacificación de oñacinos y gamboinos, são frequentemente reproduzidos em livros escolares e históricos alusivos ao País Basco. Além de diversas pinturas, conservam-se no palácio um par de jarrões oferecidos por Eugénia de Montijo, esposa de Napoleão III de França.

O palácio está classificado como Bem de Interesse Cultural desde 1994.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Em arquitetura contemporânea tem-se tendência a dizer edificação isolada, em oposição a edificação em banda ou geminada, o que não significa que não haja edifícios nas imediações.


Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.