Igreja de São Nicolau (Bilbau)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Fachada da igreja de São Nicolau
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Nicolau

A Igreja de São Nicolau (em espanhol: Iglesia de San Nicolás) é um templo católico em estilo barroco inaugurado em 1756 localizado na cidade de Bilbau (Biscaia, País Basco, Espanha).

Situa-se no Casco Viejo (zona histórica) da cidade, concretamente na Praça de São Nicolau, junto ao Parque del Arenal, e à margem direita da Ria de Bilbau. A sua fachada enfrenta com o Teatro Arriaga, situado junto à Ponte del Arenal, na extremidade sudoeste da praça.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma igreja em estilo barroco com planta de cruz grega num quadrado e coberta por uma cúpula. Os ângulos mortos que ficam nos cantos são as capelas e a sacristia. A cúpula que cobre o templo tem forma de prisma, embora fique dissimulada pelo "gablete-campanário"[nt 1] situada a meio da fachada principal. Esta é composta pela entrada principal e por duas torres encostadas a ambos os lados, num esquema que lembra o da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

No interior, de forma octogonal, existem cinco retábulos em estilo rococó, da autoria de Juan Pascual de Mena.

Culto[editar | editar código-fonte]

A igreja de São Nicolau é um templo religioso sob o orago de São Nicolau de Bari e sede da paróquia de São Nicolau.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. «Espadaña» no texto original. Espadaña designa, em espanhol, uma estrutura mural para suporte de sinos (campanário) que se prolonga verticalmente e sobressai do resto do edifício, ou uma espécie de gablete que serve de campanário.. Ver artigo «Espadaña (arquitectura)» na Wikipédia em espanhol. Ver artigo «Bell-gable» na Wikipédia em inglês.

Referências[editar | editar código-fonte]