Panamax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Os dois navios vistos aqui parecem quase tocar as paredes das eclusas de Miraflores.

Panamax (a forma PanMax também é empregada) é um termo que designa os navios que, devido às suas dimensões, alcançaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá. Isso significa um comprimento de 1000 pés (305 m), uma boca de 110 pés (33,5 m) e um calado de 85 pés (26 m).

Assim, um navio Panamax deve ter tipicamente no máximo um comprimento de 965 pés (294 m), uma largura de 106 pés (32,3 m) com um calado de 39,5 pés (12,04 m). Essas medidas são limites, restando pouco espaço para erros de navegação.

Panorama de um Panamax cruzando o Canal do Panamá.

Nos padrões atuais, um navio desse tipo é considerado de tamanho médio. Diversos pós-Panamax contêineres são o mais largos possível, para um maior aproveitamento de custo. No entanto, mercadorias como cereais são transportadas principalmente em navios de tipo Panamax.

Expansão[editar | editar código-fonte]

Novas eclusas são imaginadas para o Canal do Panamá por causa de congestionamento. Essas eclusas seriam maiores do que um Panamax.

Um oficial do navio de cruzeiro MS Ryndam controla a distância enquanto o navio passa na eclusa. (A foto mostra a vista do alto para baixo do lado do navio, somente a cabeça do oficial é visível – ele tem um rádio, a parede da eclusa está na parte de cima da imagem.)

Canal de Suez[editar | editar código-fonte]

O Canal de Suez também é determinante do tamanho de navios, mas como ele não tem eclusas, somente o calado é importante, pelo que também se utiliza a expressão Suezmax. É utilizado basicamente por navios tanque.

  • Suez : Calado de 16,1 m.
  • Panamá : Calado de 12,04 m.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]