Zona do Canal do Panamá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zona del Canal de Panamá
Zona do Canal do Panamá

Território

[[Panamá|]] Flag of Panama.svg
1903 – 1979
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
"A terra dividida, o mundo unido."
Localização de Canal do Panamá
Continente América
Capital Balboa
Governo Território dependente
História
 • 1903 Fundação
 • 1979 Dissolução

A Zona do Canal do Panamá (em espanhol Zona del Canal de Panamá) era um território de 1432 km² (553 milhas²) dentro do Panamá, consistindo do Canal do Panamá e de uma área de 8,1 km (5 milhas) de largura de cada lado. Essa zona foi criada em 8 de novembro de 1903 com a assinatura do Tratado Hay-Bunau-Varilla.

De 1903 a 1977, o território foi controlado pelos Estados Unidos, que construiu e financiou a construção do canal. De 1977 a 1999, o canal esteve sob jurisdição conjunta dos EUA e do Panamá. Em 1977, os Tratados Torrijos-Carter estabeleceram a neutralidade do canal e a cessão do controle de toda a zona ao Panamá [1].

Durante o controle da zona do canal pelos Estados Unidos, o território, com exceção do canal propriamente dito, era usado principalmente a fins militares; no entanto, aproximadamente 3000 civis estadunidenses (chamados "zonians") lá habitavam como residentes permanentes. O uso militar da zona pelos EUA acabou quando esta retornou ao controle panamenho. Ela é agora uma destinação turística, especialmente para navios de cruzeiros.

Existem duas pontes importantes na Zona do canal do Panamá: A Ponte das Américas, a mais antiga, e a Ponte Centenária, inaugurada em 2004. Ambas foram construídas sobre o canal com o propósito de proporcionar e facilitar o crescente tráfego entre as partes norte e sul do continente americano. A região também conta, ou já contou no passado, com pontes bem menores e mesmo, em alguns casos, pontes temporárias.

Um ilustre zonian é John McCain, o candidato republicano às eleições presidenciais americanas de 2008. Ele nasceu em 1936, enquanto a zona era de domínio estadunidense.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Panamá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.