Parque São Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Parque São Pedro
—  Bairro do Brasil  —
Distrito Zona Oeste
Município Manaus
População
 - Total 8 324 (estimativa)
Limites Tarumã, Campos Sales, Parque Riachuelo e Jesus me Deu.
Fonte: Não disponível

Parque São Pedro - Conhecido coloquialmente como Carbrás - é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do Amazonas. Localiza-se na zona oeste. Pertencente ao bairro Tarumã e ao distrito de Tarumã II, é um dos bairros mais setentriontais da cidade e um dos que surgiram mais recentemente. O IPTU do bairro é estimado em R$ 9,74 por domicílio.[1] e a comunidade figura ainda na lista dos 13 piores bairros do município de Manaus em pobreza e desigualdade.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Surgiu através de uma ocupação de terras, de maneira ilegal, em 2004. Juntamente com outros dois bairros, Campos Sales e Parque Riachuelo, formam a região mais populosa do bairro do Tarumã, ao qual pertence de acordo com a divisão geográfica da cidade. O bairro, apesar do amplo desenvolvimento que sofreu nos últimos anos, ainda não é reconhecido como oficial pela prefeitura do município de Manaus.

História recente[editar | editar código-fonte]

A comunidade carecia de transporte coletivo, infraestrutura e instituições educacionais nos primeiros anos após o surgimento. Houve um rápido progresso entre os anos de 2004 e 2011, quando o bairro recebeu melhor infraestrutura, com a pavimentação de vias importantes da localidade, além de surgirem regiões comerciais e industriais. O transportes coletivo também sofreu progresso, com a criação de duas linhas itinerárias ligando a comunidade ao centro da cidade e ao Terminal da Cidade Nova (T3).

Em termos educacionais, a principal instituição escolar do Parque São Pedro é a Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, que no ano de 2012 passou a ser o terceiro Colégio Militar da Polícia Militar no estado do Amazonas. Entretanto, o bairro não possui unidades básicas de saúde - a mais próxima localiza-se no bairro vizinho de Campos Sales - e não dispõe de serviços de segurança eficazes, o que faz do bairro ser considerado um dos mais violentos da cidade de Manaus.

Localiza-se entre dois logradouros de grande movimento da cidade: A Avenida Torquato Tapajós ao leste e a Avenida do Turismo ao oeste. Assim sendo, limita-se com os bairros de Tarumã, Campos Sales, Parque Riachuelo e Jesus me Deu. Em 2010, haviam aproximadamente 8.324 habitantes na comunidade.


Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.