Zumbi dos Palmares (Manaus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota:Para ver outros significados, consulte Zumbi (desambiguação)

Bairros de Manaus

Manaus

Zumbi dos Palmares é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localiza-se na Zona Leste da cidade.[1] De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 35 159 habitantes em 2010.[2]

Limita-se com os bairros São José Operário e Armando Mendes, além de limitar-se em uma pequena área com o bairro Grande Vitória.

História[editar | editar código-fonte]

Surgiu em 1986, por famílias sem-terra que invadiram a região. De imediato, o Zumbi dos Palmares recebeu o nome de Cê que sabe. As famílias que se instalaram no local vieram em grande parte do bairro Aleixo, sendo atraídas pela localização e por habitantes do bairro São José Operário.

Durante a invasão o Zumbi dos Palmares enfrentou uma elevada taxa de mortalidade infantil. “Morriam cerca de oito a dez crianças por semana no bairro”,nas quais mães desesperadas e sem condições de dar sepultamento digno às crianças mortas, enterravam-nas nos próprios quintais. Para atenuar a situação dramática dos moradores do Zumbi dos Palmares, pesquisadores do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) iniciaram um trabalho de práticas de higiene e de conscientização ambiental para dar suporte ao atendimento na área de saúde, que conseguiu diminuir a alarmante mortandade entre as crianças.

Depois da primeira invasão do bairro Zumbi dos Palmares, sete anos depois ocorreram novas invasões no local que deram origens aos Zumbi II e Zumbi III. Enquanto os ocupantes do Zumbi I eram, em sua maioria, exmoradores da comunidade de São Sebastião, no Zumbi II, a ocupação foi feita por moradores vindos do bairro Morro da Liberdade. O bairro passou por um lento processo de implantação de infra-estrutura básica, com suas ruas sendo pavimentadas somente por volta de 1990, após a visita do então governador Amazonino Mendes à localidade.

Em 1999, os problemas de infra-estrutura no bairro ainda chamavam a atenção da imprensa, tanto que um jornal da época defendia a implantação de melhores condições de moradia para os habitantes do Zumbi dos Palmares, como a implantação da rede de saneamento e água, classificando o bairro como uma invasão desordenada.

Zumbi atual[editar | editar código-fonte]

Assim como muitos outros bairos de manaus, o Zumbi ainda hoje enfrenta muitos problemas de infra-estrutura, além da falta de segurança, prostituição e desigualdade social. Famílias ainda moram em beira de barrancos. O bairro conta com sete escolas públicas,sendo três estaduais e quatro municipais, além de dois postos de saúde sob responsabilidade da prefeitura e um ambulatório. Outras organizações podem ser identificadas no bairro, como a Lifer (Liga Feminina do Estado do Amazonas), e a congregação Nossa Senhora do Carmo, que realiza trabalho social diverso, como cursos profissionalizantes, além da manutenção de uma creche, única no bairro. Atualmente, o bairro conta com aproximadamente 32.882 habitantes, que vivem em cerca de 133 ruas. A população do bairro tem a disposição dois campos de futebol. Com relação à renda da população, visto que a maioria dos moradores não possui o Ensino Médio completo, resta a ocupação na construção civil ou no comércio,ficando evidente pela quantidade de bares na área.

Dados do Bairro

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se na Zona leste de Manaus. Limita-se com os bairros de:

Transportes[editar | editar código-fonte]

Zumbi dos Palmares é servido por duas empresa de ônibus.

Referências

  1. [file:///C:/Users/Usuario/Downloads/dom2365cad1.pdf Descrição do perímetro dos Bairros - Delimitação dos bairros] Diário Oficial do município de Manaus. Visitado em 18 de novembro de 2014.
  2. IBGE - Censo 2010: Indicadores de Bairros - Região Norte

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.