Pedro Rogério Moreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Rogério Moreira
Nome completo Pedro Rogério Couto Moreira
Nascimento 16 de dezembro de 1946 (77 anos)
Belo Horizonte, MG
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Ibrantina Brandão Couto Moreira
Pai: Vivaldi Moreira
Ocupação jornalista
cronista
memorialista

Pedro Rogério Couto Moreira (Belo Horizonte, 16 de dezembro de 1946) é um jornalista, cronista e memorialista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Vivaldi Moreira e Ibrantina Brandão Couto Moreira. Desde a infância, conviveu no ambiente literário: seu pai detinha uma das maiores bibliotecas particulares de Minas Geais; e seus tios, Edison e Pedro Paulo, eram donos da Livraria Itatiaia, onde Pedro Rogério trabalhou como balconista e travou contato com diversos escritores mineiros da época.

Exerceu o jornalismo diário nos jornais Última Hora, de São Paulo; em A Notícia e O Globo, do Rio de Janeiro; em Brasília, atuou na TV Globo, na Radiobrás, no SBT e no Jornal do Brasil, e diretor de projetos de mídia no Senado Federal. Integrou a assessoria da Presidência da República no Governo Itamar Franco.

Publicou "Hidrografia Sentimental - Aventuras sem malícia de um repórter na Amazônia"; "O almanaque do Pedrim"; "Bela noite para voar - Um folhetim estrelado por JK"; "Jornal Amoroso"; "Jornal Amoroso - Edição Vespertina"; "Amor a Roma, amor em Roma"; "Memórias da diverticulite: Geografia sentimental de Miguel Torga em Minas"; "Passeio pela magia na história de Carlos Magno"; "Palavras cruzadas"; "Diário da falsa Cruz de Caravaca. Sob o céu de Belo Horizonte"; "O livro de Carlinhos Balzac e Fortuna Biográfica de Vivaldi Moreira".

É membro da Academia Mineira de Letras.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.