Pedro de Betancur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Hermano Pedro de San José Betancur
Santo Hermano Pedro
Santo
Nascimento 21 de março de 1626 em Vilaflor (Tenerife)
Morte 25 de abril de 1667 em Antigua Guatemala (Guatemala)
Veneração por Igreja Católica (e de modo particular em todas nas Ilhas Canárias e Guatemala)
Beatificação 22 de junho de 1980 por João Paulo II
Canonização 30 de julho de 2002 por João Paulo II
Principal templo Caverna do Santo Hermano Pedro e Santuário do Santo Hermano Pedro (Tenerife) e Igreja de São Francisco (Antigua Gatemala)
Festa litúrgica 24 de abril (a ser realizada no dia 25 em São Marcos Evangelista)
Padroeiro
  • É popularmente considerado o santo padroeiro das Ilhas Canárias e Guatemala
  • Padroeiro dos Catequistas da Guatemala
  • Daqueles que estão desabrigados
  • O prefeito honorário dos municípios da região sul de Tenerife e Antigua Guatemala
Gloriole.svg Portal dos Santos

Santo Hermano Pedro de San José Betancur (Vilaflor, Tenerife, 21 de março de 1626 - 25 de abril de 1667, Antigua Guatemala, Guatemala) foi um religioso terciário franciscano espanhol e missionário na Guatemala. É conhecido por ser o primeiro santo das Ilhas Canárias e Guatemala.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua infância foi passada na bela paisagem de Villaflor, separado do mundo. Era um menino modesto, calmo, mas poderosamente construído por seu trabalho no campo. Desde cedo tinha uma predileção pelas coisas de Deus, orando o tempo todo, mesmo no campo cuidando das ovelhas de seu pai.[1]

Sua família não tinha dinheiro e seu pai era dono de terras e ovelhas, que perdeu nas mãos de um agiota. Aos 23 anos ele deixou Tenerife e, depois de 2 anos, chegou na Guatemala, uma terra que a Providência tinha atribuído ao seu apostolado missionário.[2] Fundada em 1656 a Ordem dos Irmãos de Nossa Senhora de Belém.[3]

O Santo participou pobres, doentes, órfãos e moribundos, e foi um precursor dos Direitos Humanos. Pedro é considerado o grande evangelista das Índias Ocidentais, da mesma forma que São Francisco Xavier é considerado o grande evangelista das Índias Orientais.

Ele faleceu em 25 de abril de 1667, em Antigua Guatemala.[4] Pedro de Betancur foi beatificado em 1980[5] e canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002.[6] Seu local de nascimento foi restaurado e ela construiu uma igreja e convento dos cuidados Ordem dos Irmãos de Nossa Senhora de Belém.

É um lugar de peregrinações em massa Caverna do Santo Hermano Pedro, no município do sul de Granadilla de Abona, em Tenerife, perto da costa, onde viveu como um homem jovem, enquanto pasto seu rebanho no inverno. Outros importantes santuários em sua honra são o Santuário do Santo Hermano Pedro em Vilaflor (no lugar onde ele nasceu) e da Igreja de São Francisco, em Antigua Guatemala (local onde ele está enterrado). Pedro tinha uma grande devoção à Virgem da Candelária (padroeira das Ilhas Canárias). De fato, um dos seus desejos era voltar para casa e ir em peregrinação a seu santuário.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pedro de Betancur
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pedro de San José Betancur