Pedrouços Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pedrouços AC
Nome Pedrouços Atlético Clube
Fundação 2 de outubro de 1929 (85 anos)
Estádio Complexo Municipal de Pedrouços
Capacidade 4.000 lugares
Localização Pedrouços, Maia
Presidente Português Carlos Alberto Moreira Caseira
Treinador Português Edgar Ribeiro
Competição Campeonato Distrital da AF Porto
Divisão Divisão de Honra
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body bluestripes.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Pedrouços Atlético Clube é um clube de futebol português com sede na freguesia de Pedrouços, concelho da Maia, distrito do Porto. O clube milita actualmente no campeonato nacional da [1] 3ª Divisão, Série "B".

História[editar | editar código-fonte]

O Pedrouços Atlético Clube foi fundado em 2 de Outubro de 1929 resultando da fusão de dois clubes de bairro locais. Uma alfaiataria na freguesia serviu primeiramente como sede do clube: era lá que se realizavam as reuniões e era lá que os atletas se encontravam para lhes ser entregue o equipamento (camisola e calção), enquanto o resto do equipamento eram os próprios que arranjavam, servindo de chuteiras umas velhas botas ou uns velhos sapatos com umas travessas. A sede do Pedrouços Atlético Clube passou depois para a Rua Artur Neves; sede que ainda funcionava, mas só como sede social e onde ainda se juntavam em convívio alguns dos sócios mais antigos. A sede administrativa, na Travessa Nova da Giesta, junto ao campo do clube, foi construída nos anos 1980 pelos sócios, sendo depois reformulada no ano 2001, pela Câmara Municipal da Maia. Na época de 1941/42, foi vice-campeão do Campeonato Popular de Futebol, organizado pelo Jornal de Notícias. O equipamento era composto por camisola às listas verticais azuis e vermelhas, os calções brancos; o equipamento alternativo era com as listas na diagonal.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O primeiro campo do Pedrouços esteve para ser construído no lugar da feira mas, como o solo era bastante pedregoso nesse local, decidiu-se avançar para a Travessa Nova da Giesta, onde o campo viria a ser construído e inaugurado em 1938. Porém, devido às suas pequenas dimensões, só servia para treinar, sendo que os jogos oficiais continuavam a ser realizados no lugar do Corim. Nos anos 1940 o recinto de jogo foi aumentado e então o clube passou a jogar no seu campo, a que deu o nome de Parque Augusto Simões, em homenagem uma destacada figura Maiata. Também nos anos 1940 foi construída uma bancada em madeira, mas com o passar dos anos esta ficou bastante degradada e veio a ser demolida por questões de segurança. Deu lugar no início dos anos 1960 a uma bancada de cimento. Após o clube ter subido à III Divisão Nacional nos finais dos anos 1980, o campo foi alargado, procedendo-se também ao seu arrelvamento e à instalação de sistema de drenagem de águas. A década de 1990 trouxe novo alargamento do recinto de jogo, uma nova bancada a todo o comprimento e, posteriormente, a instalação de iluminação artificial, trabalhos que deram uma nova grandeza ao campo do Pedrouços que passou então a chamar-se Complexo Municipal de Pedrouços, nome que ainda é usado actualmente.

Feitos[editar | editar código-fonte]

O maior feito do clube foi a conquista do título de campeão da I Divisão distrital da Associação de Futebol do Porto na época de 1985/86. Graças a este feito, o Pedrouços foi a primeira equipa de futebol do concelho da Maia a militar num escalão a nível Nacional. Outro grande feito do Pedrouços foi o triunfo na série B da III Divisão Nacional, no ano de 1990/91, e a sua consequente participação na II Divisão Nacional na época de 1991/92. Foi também a primeira equipa da Maia a alcançar a esse escalão. Na última época a equipa igualou o seu maior feito e sagrou-se campeã da divisão de honra do campeonato distrital do Porto ascendendo assim à 3ª divisão nacional permitindo jogar a taça de Portugal.

Classificações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]