Pinheiros (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o distrito de mesmo nome, veja Pinheiros (distrito de São Paulo).
Pinheiros
Bairro de São Paulo
Dia Oficial 15 de agosto
Fundação 17 de agosto de 1560
Estilo arquitetônico inicial Barroco
Estilo arquitetônico predominante Pós-moderno, Brutalista
e Art déco
Imigração predominante  Itália
Distrito Pinheiros
Subprefeitura Pinheiros
Região Administrativa Oeste
Mapa

Pinheiros é um bairro nobre da cidade de São Paulo, localizado no distrito de Pinheiros, na zona oeste. Fica às margens do Rio Pinheiros. Atualmente, possui uma estação do metrô, a Faria Lima, localizada no Largo da Batata. Sedia diversas empresas, tais como: Odebrecht, Brasilinvest e Unibanco.

Limita-se com os bairros: Jardim Paulistano, Vila Madalena e Alto de Pinheiros, além de Cidade Jardim e City Butantã, localizados na outra margem do rio Pinheiros.

História

Edifícios comerciais do bairro.

As origens de Pinheiros remontam ao início da colonização portuguesa. Fundado como uma aldeia indígena no século XVI, o bairro apresentou características coloniais até a segunda metade do século XIX.

As primeiras residências urbanas começaram ao redor do Largo de Pinheiros. Após a independência do Brasil, houve rápido desenvolvimento. Alguns fatores deste avanço foram a chegada dos bondes ao centro do bairro e a inauguração do Mercado Municipal de Pinheiros. Isto proporcionou a origem de um centro de comércio atacadista na região.[1]

No século XX, houve uma intensa modificação do perfil do bairro. No ano de 1915, inaugurou-se a iluminação pública. Em 1929, iniciou-se o serviço de água encanada e houve a pavimentação das ruas com paralelepípedos.[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.