Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político[1] foi um movimento brasileiro organizado por mais de 400 organizações sociais[2] que entre os dias 1º a 7 de Setembro de 2014 realizaram uma votação física e on-line[3] com a seguinte pergunta: "Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?" com 7.754.436 votos, 97% dos participantes responderam "Sim"[4].

Origem e Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 24 de Junho de 2013, após os Protestos no Brasil em 2013, a Presidente da República do Brasil Dilma Rousseff apresentou 5 Pactos Nacionais[5] durante reunião no Palácio do Planalto com Governadores e Prefeitos de todo o país, para atender as reivindicações daqueles protestos. O 2º Pacto refere-se a reforma política e Dilma diz:

Em 15 de Novembro de 2013, algumas organizações sociais e sindicatos[7] se reuniram na Universidade Católica de Brasília e lançaram oficialmente a campanha do Plebiscito. Algumas das organizações sociais e sindicatos presentes foram a Central Única dos Trabalhadores, Marcha Mundial das Mulheres, Central dos Movimentos Populares, União Nacional dos Estudantes e alguns políticos[8]. Neste lançamento feito uma análise de conjuntura do Brasil e apresentado a necessidade de se fazer uma reforma política explicada através de uma cartilha com os detalhes do movimento[9].

Após o lançamento, durante o ano de 2014 as organizações sociais e os sindicatos iniciaram a discussão sobre a necessidade da Reforma Política ter como protagonista a própria população organizada. Assim passaram a construir comités para realizarem a votação, tanto em nível estadual[10] quanto municipal, regional[11], por organizações[12] e até internacional [13].

Votação e Resultado[editar | editar código-fonte]

Durante os dias de 1º a 7 de Setembro de 2014, foi realizado em todo o Brasil e em algumas cidades do exterior a votação com a pergunta: "Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?"[14][15]. Os locais de votação foram praças, escolas, universidades, sindicatos, igrejas e fábricas além da votação on-line[16].

No estado de São Paulo o Governador Geraldo Alckmin impediu que as escolas estaduais discutissem ou realizassem a votação em suas dependências, sob a argumentação de que se trata de uma eleição e que deveria ser autorizada pela Justiça Eleitoral. No entanto o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo enfatizou que o impedimento feito pelo governador de discutir o assunto é uma clara inversão do que se pretende a educação, que é defender o acesso ao saber.[17]

Mais de 800 comitês[18] organizaram a votação e o resultado oficial foi divulgado no dia 24 de Setembro de 2014 pelas principais organizações que participaram do processo. O resultado oficial foi o seguinte:

Quantidade de Urnas: 40.000 Votos: 7.754.436 Impressos: 6.009.564 On-line: 1.744.872 Votaram Sim: 97,05% Votaram Não: 2,57% Brancos: 0,20% Nulos: 0,18%[19][20]

O resultado oficial foi entregue para os três poderes da República, Executivo, Legislativo e Judiciário. A Presidente da República do Brasil Dilma Rousseff recebeu o resultado no dia 13 de Outubro de 2014[21][22], o então Presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves e o Presidente do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski receberam no dia 14 de Outubro de 2014.[23][24]

Referências

  1. Site do Plebiscito Constituinte
  2. Lista as organizações participantes
  3. Votação On-Line
  4. Plebiscito por constituinte tem quase 8 milhões de votos
  5. Dilma propõe 5 pactos e plebiscito para constituinte da reforma política
  6. Confira os cinco "pactos em favor do Brasil" definidos por Dilma. Folha de S.Paulo. Acesso em 26 de Março de 2016
  7. Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana
  8. Lançamento de Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.
  9. Cartilha Plebiscito por um novo Sistema Político
  10. Plebiscito Constituinte - Comitê São Paulo
  11. Plebiscito Popular - Vale do Mucuri, MG
  12. Comitê UFSC - Plebiscito Popular Constituinte
  13. Comitê Paris pela Constituinte
  14. População pode votar por reforma política até domingo
  15. Plebiscito pela reforma política recebe votos na Semana da Pátria
  16. Plebiscito Constituinte ganha mais pontos de votação em todo o país
  17. Governo Alckmin impede votação e discussão de plebiscito nas escolas
  18. Entidades querem forçar reforma política recolhendo 10 milhões de assinaturas
  19. Consulta popular por reforma política tem mais de 7 milhões de votos
  20. 7,4 milhões de votos a favor da reforma política
  21. Dilma recebe 7,5 mi de assinaturas por plebiscito para reforma política
  22. Dilma recebe resultado de plebiscito sobre reforma política
  23. Presidente da Câmara recebe abaixo-assinado por plebiscito da reforma política
  24. Campanha pela Constituinte entrega votos ao legislativo e judiciário