Poço das Asas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Poça das Asas.
Poça das Asas.
Poça das Asas, Feto arbóreo.
Poça das Asas, floresta local.

O Poço das Asas ou também Poça das Asas é um interessante parque florestal, ainda em formação que se localiza no lugar do Chão Frio, freguesia da Praia do Almoxarife, concelho da Horta, arquipélago dos Açores.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Neste local de extraordinária beleza destaca-se a existência de uma cascata cujas águas, fortemente marcadas pela sazonalidade do clima, caem por entre uma luxuriante cobertura florestal, debaixo da qual se escondem.

Ao cair dão origem a um lago, não muito grande, mas enfeitado por uma abundante floresta da Laurissilva que desce praticamente ao nível da água.

Uma imensa quantidade de fetos e musgos pululam por todo o lado, seja por efeito da sombra da floresta, ou por efeitos da humidade proveniente da cascata.

Aqui é possível apreciar o silêncio de uma natureza praticamente virgem onde os pássaros cantam e se fazem ver sem medo da presença humana, seja a beber água seja a alimentar-se na bolotas do incenso que teima a encher o ar com o seu perfume.

Um pouco antes de chegar á zona da cascata existem espaços para piqueniques, mesas e baloiços para as crianças.

Existe um percurso pedestre que se inicia na Calçada da Conceição, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e leva o caminhante desde esse local, por entre uma paisagem dominada pelo verde até ao Poço das Asas.

O percurso total, com uma extensão aproximada de 8 km, demora cerca de duas horas e o caminhante tem a oportunidade de apreciar uma paisagem fortemente telúrica onde a força dos vulcões exposta na pedra ora nua ora coberta por feitos, líquens e floresta, se encontra adoçada e encantada por uma extraordinária abundância de flora primitiva da Macaronésia, típica das florestas de laurissilva.

Aqui existem fetos arbóreos com 3, 4 e mesmo 5 metros de altura que transportam o caminhante para uma época extinta da formação da terra.

Este local, provavelmente devido à sua beleza encontra-se envolto por uma lenda, a Lenda da Poça das Asas, cuja antiguidade se desconhece, mas que possivelmente estará, pelo seu género, ligada ao início do povoamento da ilha.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Espaços protegidos na Ilha do Faial[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Câmara Municipal da Horta - Ambiente, percursos pedestres, Poço das Asas». Consultado em 17 de fevereiro de 2011. Arquivado do original em 17 de maio de 2006 
  2. Igogo - Poço das Asas

Galeria[editar | editar código-fonte]