Pomerânia sueca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Pomerânia sueca
Svenska Pommern
Schwedisch Pommern

1630 – 1815
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
Gott erhalte Franz den Kaiser
Deus salve o Imperador Francisco
Localização de Pomerânia sueca
Localização de Pomerânia sueca
Pomerânia sueca (a laranja) no contexto do Império Sueco (a verde)
Continente Europa
Capital Szczecin (1630-1720)
Greifswald (1720-1814)
Língua oficial Baixo-alemão, alemão, sueco
Religião Luteranismo
Governo Principado
Duque
 • 1630-1632 Gustavo Adolfo II
 • 1809–1814 Carlos XIII
Governador-geral
 • 1633–1641 Sten Svantesson Bielke (primeiro)
 • 1800–1809 Hans Henric von Essen (último)
 • 1809–1814 Governo directo
História
 • 1630 Fundação
 • 1815 Dissolução

A Pomerânia sueca (em sueco: Svenska Pommern; em alemão: Schwedisch-Pommern) foi um Domínio sob governação da Coroa sueca entre 1630 e 1815, localizada na costa alemã e polaca do Báltico. Na sequência da guerra polaca e da Guerra dos Trinta Anos, a Suécia ficou com uma vasta extensão de terras na zona sul da costa do Báltico, incluindo a Pomerânia e parte da Livónia e região prussa (dominium maris baltici).

A Suécia, presente na Pomerânia com uma guarnição em Stralsund desde 1628, ficou com o controlo efectivo do Ducado da Pomerânia através do Tratado de Stettin em 1630. Com a Paz de Vestfália em 1648 e com o Tratado de Stettin de 1653, a Suécia recebeu a Pomerânia Ocidental, ou Vorpommern, com as ilhas de Rügen, Usedom e Wolin, e uma faixa da Pomerânia Oriental, ou Hinterpommern. Os tratados de paz foram negociados enquanto a rainha sueca Cristina era menor de idade, e o Império Sueco era governado por membros da Alta aristocracia. Desta forma, a Pomerânia não foi anexada à Suécia tal como as conquistas francesas, o que teria significado a abolição da servidão a qual, desde a lei pomerana dos camponeses de 1616, era ali praticada na sua forma mais severa. Em vez disso, manteve-se parte do Sacro Império Romano-Germânico, tornando os governadores suecos Reichsfürsten (príncipes imperiais) e deixando a nobreza com todo o controlo das zonas rurais e seus habitantes. Enquanto os nobres suecos da Pomerânia era sujeitos à redução quando os reis do final do século XVII reconquistaram o poder político, os termos do Tratado de Vestefália continuaram a evitar a procura de uniformidade política na Pomerânia até à dissolução do Sacro Império Romano-Germânico em 1806.

Em 1679, a Suécia perdeu a maior parte das suas possessões pomeranas a leste do rio Oderpelo Tratado de Saint-Germain-en-Laye, e, em 1720, a Suécia perdeu as suas possessões a sul do rio Peene e a leste do rio Peenestrom pelo Tratado de Estocolmo. Esta áreas foram cedidas à Brandemburgo-Prússia e foram integradas na Pomerânia Brandengurguesa. Também em 1720, a Suécia voltou a possuir o resto do seu domínio no Tratado de Frederiksborg, que tinha sido perdido para a Dinamarca em 1715. Em 1814, resultado das Guerras Napoleónicas, a Pomerânia sueca foi cedida à Dinamarca em troca pela Noruega, no Tratado de Kiel, e, em 1815, como resultado do Congresso de Viena, transferido para a Prússia.

Ícone de esboço Este artigo sobre um Estado extinto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.