Ponta da Caveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponta da Caveira
País Portugal Portugal
Região Região Autónoma dos Açores
Local Concelho de Santa Cruz das Flores, ilha das Flores
Mar(es) Oceano Atlântico
Coordenadas 39° 25' 35.5" N 31° 8' 17.9" O
Ponta da Caveira está localizado em: Açores
Ponta da Caveira
Localização da Ponta da Caveira na Região Autónoma dos Açores

A Ponta da Caveira é um promontório rochoso localizado próximo da freguesia da Caveira na costa leste da ilha das Flores, a 1,5 milhas marítimas do porto de Santa Cruz das Flores e a 3,5 milhas marítimas do porto de Lajes das Flores.

Este promontório caracteriza-se por ser uma extensa língua de terra que se encontra mar adentro formada por escoadas de lavas em diferentes épocas geológicas formando diversas fendas e grutas na parede, originadas por tubos de lava de grandes dimensões.

Encontra-se grande endemismos da flora típica da Macaronésia e dá abrigo no seu lado setentrional à Gruta dos Enxaréus, sendo esta a maior gruta da ilha das Flores, com cerca de 50 metros de comprimento e 25 de largura.

Os fundos marítimos de toda esta zona, incluindo os fundos do interior das fendas e das grutas, é constituído, maioritariamente, por calhaus rolados, blocos rochosos e pequenas clareiras de areia. Sobre este fundo, e na parede rochosa circundante, verifica-se a existência de uma enorme variedade de algas.

Trata-se de uma boa zona de observação marinha podendo a través do mergulho efetuado desde junto à costa até ao extremo do Ponta da Caveira, observar uma fauna variadíssima.

A cota de profundidade é muito variável, iniciando-se junto ao pé da parede rochosa da Ponta da Caveira, até ao fundo, que se encontra a cerca de 17 metros de profundidade e para Este, ao longo da parede rochosa que aumenta de profundidade até um máximo de 25 metros.

Na parte sul do promontório e frequentemente por volta dos 10 metros de profundidade observam-se diversas espécies de pelágicos em que se destacam as Anchovas os Lírios e as Serras que geralmente a volta de cardumes de chicharro.

Fauna e flora observável[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]