Portal:Cascavel/Eventos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Show Rural Coopavel Festa do Trabalhador

O Show Rural Coopavel é um evento de difusão de tecnologia agropecuária que acontece anualmente no município brasileiro de Cascavel, no estado do Paraná, com duração de cinco dias.

Tem como objetivo aumentar a produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. É totalmente organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel - Coopavel, realizado em parque próprio, localizado na Rodovia BR-277, km 577, próximo ao viaduto de acesso à cidade. É considerada a maior feira do agronegócio da América Latina e a maior terceira do mundo.

História[editar código-fonte]

Em 1989, a Coopavel promoveu o "Dia de Campo", voltado exclusivamente para seus associados, para demonstrar novas técnicas de produção. A primeira edição contou com quinze expositores e cento e dez visitantes.

Foi tomando proporção até que em 1995 passou a ter duração de cinco dias, quando ganhou a denominação atual.

Com crescimento expressivo a cada edição, em 2023 contou com mais de 585 expositores, entre empresas ligadas ao agronegócio, atraiu um público de 285 mil visitantes do Brasil e do exterior, movimentou mais de R$ 3,5 bilhões em negócios.

Estrutura[editar código-fonte]

O evento que possui entrada gratuita, é realizado em uma área de 720.000 m², que conta com todas as ruas asfaltadas e cobertas, restaurantes, lanchonetes, ambulatório médico e pronto-socorro, praças de descanso, água gelada, estacionamento gratuito para 12 mil veículos.

Destacam-se no Show Rural a agricultura, máquinas e equipamentos, pecuária de leite e de corte, avicultura, suinocultura, apicultura, piscicultura, administração rural, integração entre lavoura e pecuária, meio ambiente, agroecologia, plantas medicinais, energias renováveis, tecnologia.

A Festa do Trabalhador é um evento festivo e gastronômico que ocorre anualmente, entre os dias 30 de abril e 1º de maio, no Seminário Arquidiocesano São José, no município paranaense de Cascavel.

Em 2017, ganhou registro no Guinness World Record (antigo Guinness Book), por realizar o "maior churrasco do mundo".

Histórico[editar código-fonte]

A primeira edição da Festa do Trabalhador ocorreu no dia 1º de maio de 1966, dia de São José Operário, padroeiro da instituição promotora e santo católico protetor dos trabalhadores. A data coincide também com o Dia do Trabalho, o que faz muitas empresas confraternizarem com seus colaboradores no local.

Posteriormente o evento passou a ter início no dia 30 de abril, com um jantar, cujo prato principal é a dobradinha.

Atrações[editar código-fonte]

Com ampla variedade gastronômica, o churrasco se destaca. Desde 1995 é realizada concomitantemente a Festa do Costelão, oficialmente o prato típico do município[6], onde são assadas e servidas cerca de 800 peças de costela bovina, preparadas no estilo fogo de chão, além de vinte toneladas de outros tipos de assados, o que garantiu o registro oficial no Guinness World Record.

Por ter caráter beneficente, a maioria dos trabalhados é realizada por voluntários.

O local conta com ampla área de lazer, com bosques nos quais encontram-se mesas, quadras esportivas, jogos, parque infantil. Tem recebido mais de 25 mil pessoas a cada edição.