Portal:Gana/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag of the Republic of Ghana
Flag of the Republic of Ghana
Coat of Arms of the Republic of Ghana
Coat of Arms of the Republic of Ghana

Gana, oficialmente República do Gana (em inglês: Republic of Ghana) é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra. A palavra Gana é significa "Warrior King" e é derivado do antigo Império do Gana.

Gana foi habitada em tempos pré-coloniais por vários antigos reinos predominantemente acãs, incluindo o Império Axante, o Akwamu, o Aquiém, o Reino Bono, o Denquira, e os Fantes, entre outros. Os não acãs formaram um povo chamado de Ga, assim como o Reino Bono. Antes do contato com os europeus o comércio entre os acãs e vários estados africanos floresceu devido à riqueza do ouro acã. O comércio com os países europeus começaram após o contato com o Império Português no século XV, e os ingleses estabeleceram a Costa do Ouro como colônia em 1874 sobre as peças, mas não todo o país.

A Costa do Ouro alcançou a independência do Reino Unido em 1957, se tornando a primeira nação africana a fazê-lo do colonialismo europeu. O nome Gana foi escolhido para a nova nação para refletir no antigo Império do Gana, uma vez que estendeu por grande parte da África ocidental.

Gana é um membro da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da Organização das Nações Unidas, da Comunidade das Nações, da União Africana, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, e um membro associado da Francofonia. Gana é um dos maiores produtores de grão de cacau do mundo, e é também a casa do Lago Volta, o maior lago artificial do mundo em superfície.